(Congresso em Foco) Na recepção da bancada feminina, que acontece todo início de ano letivo em Brasília, as parlamentares, gestoras e ativistas dos movimentos feministas comemoraram a presença de uma mulher no Planalto e foram unânimes quanto à necessidade de muito trabalho e união para que haja avanços na legislação e nas políticas públicas em relação aos direitos das mulheres.
No encontro, Iriny Lopes, ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, destacou que o povo brasileiro começa a entender que uma mulher tem condições de dirigir o país. “(…) Isso nos dá um gás a mais. Só que isso é gás, e gás tem que ser transformado em ação, em mobilização, para que a gente possa atingir os nossos objetivos”, afirmou.
Reforma Política e Lei Maria da Penha
A senadora Marta Suplicy apontou a importância de as mulheres não ficarem de fora da reforma política: “Temos que ter uma posição muito firme na questão da lista paritária, para que nós tenhamos a nossa participação nos lugares adequados na lista e no financiamento público de campanha, que é a forma da mulher ter mais facilidade de entrar na política”.
A assessora do Cfemea – Centro Feminista de Estudos e Assessoria Kauara Rodrigues ressaltou os direitos reprodutivos das mulheres. “A Lei Maria da Penha, que é uma conquista histórica e um exemplo para outros países, também vem sendo ameaçada de retrocessos por propostas que alteram o seu teor no Legislativo e no Judiciário. A bancada feminina tem um papel fundamental de lutar pela permanência dessa lei sem alterações e de outros direitos da mulher.”
Entre as parlamentares presentes, as senadoras Marta Suplicy (PT-SP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Gleise Hoffman (PT-PR), Marinor Brito (Psol-PA) e Ana Amélia Lemos (PP-PR) e as deputadas Janete Pietá (PT-SP), Fátima Bezerra (PT-RN), Jô Moraes (PCdoB-MG), Luci Choinaki (PT-SC) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) receberam da Cfemea um documento com proposições prioritárias, temas e sugestões para a nova legislatura e ouviram as reivindicações de representantes de movimentos feministas.
Acesse a matéria completa: Feministas saúdam novo momento com parlamentares (Congresso em Foco – 21/02/2011)
Leia também a Carta Aberta da AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras) à Bancada Feminina (15/02/2011)