(Blogs Ne 10, 23/07/2016) Dos 67 bebês com suspeita de microcefalia atendidos, na sextafeira (22), durante mutirão realizado pela Prefeitura do Recife na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Deputado Antônio Luiz Filho, no Arruda, Zona Norte, 61 passaram a ser casos descartados da malformação congênita. Já três bebês tiveram o diagnóstico confirmado.
“As mães que ainda não tinham levado os filhos para fazer todos os exames tiveram a oportunidade de receber o diagnóstico no mesmo dia. A avaliação foi realizada por neuropediatras, assistentes social, enfermeiros e psicólogos”, diz o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Outras três crianças ainda estão em processo de investigação, pois precisam se submeter a exames de tomografia que podem avaliar a existência de lesões no cérebro sugestivas de infecção. E os três casos com diagnóstico positivo de microcefalia serão encaminhados para receber assistência e realizar atividades de estimulação precoce no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que funciona na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste da cidade.
Durante o mutirão, as mães receberam kits e orientações sobre higiene bucal e amamentação. Elas também puderam atualizar o cartão de vacina da criança.
No Recife, já nasceram 344 bebês com suspeita de microcefalia. Até o dia 2 de julho, 63 casos foram confirmados, 134 descartados e 147 continuavam em investigação. Com o mutirão, o número de registros que permanece sem diagnóstico caiu para 86. O objetivo agora é fazer uma busca ativa dessas crianças para novas consultas e exames. Na cidade, o Ibura, na Zona Sul, é o bairro com maior número de casos da malformação notificados (27). Em seguida, estão Nova Descoberta (19), na Zona Norte, e Cohab (17), também na Zona Sul.
Por Cinthya Leite
Acesse o site de origem: Microcefalia: Mutirão no Recife descarta 61 casos suspeitos (Blogs NE 10, 23/07/2016)