“Duas mil mulheres registraram boletim de ocorrência por agressão, de janeiro a março deste ano, na grande Vitória, no Espírito Santo. O repórter Thiago Jock acompanhou por uma semana o trabalho de uma delegacia da mulher de Serra. É o estado onde morreram mais mulheres assassinadas em dez anos.”
“Os repórteres Eliane Scardovelli e Victor Ferreira vão ouvir homens acusados de violência domestica em São José do Rio Preto, no interior paulista. Em três cidades brasileiras, o homem acusado pela primeira vez tem a alternativa de frequentar um grupo de reeducação para agressores.”
“Há dois anos, a justiça de São Paulo criou um juizado especial só para julgar casos de violência doméstica. As repórteres Gabriela Lian e Paula Akemi mostram como funciona esse trabalho.”
“Setenta e cinco mulheres foram chamadas para um mutirão de audiências. A maioria desiste do processo. Das 42 que vieram, só oito resolveram manter o processo contra o companheiro agressor.”
“O juiz determina que o marido de Luísa, em Serra (ES), seja afastado do lar. Ela arruma as roupas do marido. A filha caçula assiste tudo. O marido de Luísa vai embora. Ele já está longe de casa há um mês.”
Assista ao vídeo da 1ª parte do programa ou acesse em pdf: Mulheres denunciam casos de agressão dentro do próprio lar (Profissão Repórter – 05/07/2011)
Assista ao
vídeo da 2ª parte do programa ou acesse em pdf: Justiça decide destino de acusados de agredirem esposas e ex-esposas (Profissão Repórter – 05/07/2011)Leia também:
Maria da Penha avalia em entrevista a aplicação da lei que leva o seu nome (Profissão Repórter – 05/07/2011)
Programa provoca depoimentos de traumas e de situações de desespero (Profissão Repórter – 06/07/2011)
Conheça os principais pontos da Lei Maria da Penha (Profissão Repórter – 06/07/2011)