Aborto ocorre antes dos 19 anos para metade das mulheres que dizem ter feito procedimento

29 de março, 2023 Folha de S. Paulo Por Ana Bottallo

Estudo indica que 1 em cada 7 mulheres no país até os 40 anos já interrompeu a gravidez

Metade das mulheres (52%) que afirmam ter realizado um aborto no Brasil o fez antes de completar 19 anos, aponta a Pesquisa Nacional do Aborto de 2021, divulgada na última sexta (24) por acadêmicos da UnB (Universidade de Brasília) com apoio da Anis, entidade de defesa de direitos das mulheres.

Além disso, são as mulheres negras, com alguma vulnerabilidade social ou pobreza, que mais realizam um segundo aborto —o chamado aborto de repetição. A ocorrência de dois abortos ou mais na vida está presente em 1 em cada 5 mulheres (21%), e 1 em cada 7 já realizou um aborto até os 40 anos no país.

O inquérito foi realizado entre 13 e 21 de novembro com duas etapas: uma utilizando entrevistas presenciais e outra com as respostas dos questionários colocados em urnas seladas e pareadas às entrevistas. Foram selecionadas aleatoriamente 2.000 mulheres de 18 a 39 anos em 125 municípios urbanos de todas as regiões do país para a pesquisa.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos. Foram ouvidas mulheres alfabetizadas e residentes em áreas urbanas, e a pesquisa pondera que não se sabe se os mesmos resultados podem ser encontrados entre aquelas sem escolaridade e moradoras na zona rural.

As duas edições anteriores, de 2010 e 2016, mostram uma tendência de declínio no percentual de abortos realizados no país, pelo menos segundo a pesquisa: eram 15% em 2010, 13% em 2016 e 10% em 2021.

“A queda, porém, pode indicar um declínio global de gravidezes indesejadas, dado já observado na América Latina e no Caribe”, explica a coordenadora principal da pesquisa e antropóloga da UnB, Debora Diniz.

Acesse a matéria completa no site de origem.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas