03/08/2012 – Registro de violência sexual aumenta 87,67% na Paraíba

03 de agosto, 2012

(Paraiba.com) Os casos de violência sexual contra a mulher aumentaram 87,67% na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde em 2009 foram registrados 73 casos de violência sexual, enquanto que em 2011 esse número foi de 137 e até mês de abril desse ano já foram registrados 46 casos.

Nas últimas 48 horas, a polícia registrou o estupro de duas mulheres. Na madrugada do dia 1º uma comerciária identificada apenas por E.O. com 19 anos de idade foi estuprada.O fato aconteceu no conjunto Funcionários II.

De acordo com a polícia, a comerciária trabalha em uma loja no shopping do Bairro de Manaíra e quando terminou o expediente saiu com as amigas para ver a Festa das Neves.

No final da noite, ela pegou o ônibus com destino a sua residência. E.O desceu do ônibus e quando estava a caminho de casa foi abordada por um desconhecido que a violentou sexualmente.

Depois que o homem foi embora a comerciária foi para casa e contou aos pais o que tinha acontecido. De imediato, ela foi levada a uma maternidade onde recebeu atendimento e foi medicada para evitar a gravidez indesejada.

O outro caso aconteceu no início da manhã de quarta-feira (2) no Bairro de Cruz das Armas. Um homem invadiu uma residência e violentou uma mulher na presença da filha de quatro anos

De acordo com a polícia, a vítima de 27 anos estava em casa dormindo com a filha já que o marido saiu logo cedo para trabalhar e deixou a porta entreaberta. O acusado entrou na residência e foi direto para o quarto onde a mulher estava.

A mulher acordou e antes mesmo de gritar por socorro, teve a boca tampada pelo acusado que ainda fez ameaças de morte caso ela tentasse qualquer reação.

Logo em seguida, o homem obrigou a mulher e manter relações sexuais com ele e foi embora. Ainda em estado de choque a vítima ligou para a polícia e comunicou o que tinha acontecido.

Uma viatura esteve na residência da vítima e pegou algumas características físicas do acusado. Os policiais realizaram investigações e buscas, mas o suspeito não foi localizado.

A vítima foi levada até a Delegacia de Cruz das Armas onde prestou depoimento e depois foi encaminhada para a realização de exames que vão comprovar o estupro como também recebeu a medicação que evita a gravidez indesejada.

Machismo

A secretária-executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares, relatou que a cultura machista, em que o homem se sente dono da mulher ainda está entre as principais causas no aumento desses casos. “Essa triste realidade é um fator histórico aqui no Nordeste”, frisou. Ainda de acordo com a Gilberta Santos, o Estado qualificou profissionais do Disk Denúncia (197) para estimular as mulheres a denunciarem casos de violência.

Atendimento

Segundo Gilberta Santos, no Estado, as maternidades Frei Damião, e Cândida Vargas, em João Pessoa, o Instituto Elpídio de Almeida (Isea), em João Pessoa e maternidade Peregrino Filho, em Patos, são referência na assistência à saúde e psicológica da mulher no Paraíba. Além das maternidades, os hospitais gerais de Sousa, Monteiro também realizam os atendimentos. Em João Pessoa, o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, na Rua Afonso Campos, 191, também realiza atendimentos as mulheres. As vítimas podem procurar o local ou ligar para o telefone 0800 283 3883.

Acesse o pdf: Dados alarmantes: Violência contra a mulher aumenta 87,67% na Paraíba; somente este ano foram 46 casos (Paraiba.com – 03/08/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas