11/10/2013 – Estudo aponta custo social da violência contra as mulheres na América Latina

11 de outubro, 2013

(Adital) Além dos danos físicos evidentes, a violência doméstica causa marcas mais profundas na vida das mulheres, afetando sua saúde reprodutiva, a vida profissional e atingindo a saúde e o bem-estar de seus filhos. Estas foram algumas das conclusões do estudo Estimativas causais dos custos intangíveis de violência contra as mulheres na América Latina e no Caribe publicado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), que utilizou uma amostra com cerca de 83 mil mulheres, com idade entre 15 e 49 anos, de sete países da América Latina e do Caribe.

A violência contra as mulheres também afeta, especialmente, as crianças menores de seis anos, idade mais delicada da vida dos pequenos. Segundo o estudo, quando suas mães sofrem violência dentro de casa, as crianças apresentam problemas de saúde em curto e longo prazo. Os impactos da violência acontecem, inclusive, antes do nascimento do bebê, já que as mães ficam impedidas de seguirem um cronograma normal de visitas ao médico. Já as próprias vítimas da violência apresentam níveis mais baixos de hemoglobina e uma maior incidência de anemia.

Acesse a íntegra no portal Compromisso e Atitude: Estudo aponta custo social da violência contra as mulheres na América Latina (Adital – 11/10/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas