11/11/2010 – Estupro de garota em escola sul-africana gera reação (Folha)

11 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo) Estudante de 15 anos foi violentada por 3 rapazes dentro de escola pública, em Johannesburgo, na África do Sul, que falhou em responder ao episódio. Grupos de direitos humanos protestaram e foi criada uma crise política no país.

Duas meninas teriam sido drogadas e uma delas, estuprada por três rapazes durante o horário de aulas. O estupro coletivo foi filmado por outros garotos com seus celulares e as imagens foram mostradas a professores e policiais. Contudo, segundo a imprensa local, não teria havido reação porque a escola não queria perturbar os estudantes, que estavam em época de provas.

O porta-voz da Comissão pela Igualdade de Gêneros do governo sul-africano, Javu Baloyi, relatou que, ao assistir aos vídeos, professores teriam achado o episódio “hilariante”. O caso foi amplamente veiculado pela mídia sul-africana, o que ajudou a gerar ainda mais indignação.

“A Lei das Crianças exige que todas as pessoas em posição de autoridade que suspeitem da possível ocorrência de abuso infantil informem tais incidentes, e isso inclui os professores”, afirmou Lulu Xingwana, ministra para Mulheres.

A África do Sul apresenta uma das mais taxas de estupro do mundo, apesar de ter havido uma ligeira queda recentemente. De abril de 2009 a março de 2010, foram registrados 68.332 casos de crimes sexuais, 4,4% menos do que nos 12 meses anteriores.

Leia: Estupro de garota gera reação sul-africana (Folha de S.Paulo – 11/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas