16/02/2011 – Rio tem sua primeira chefe de Polícia Civil, Martha Rocha (O Globo)

16 de fevereiro, 2011

(O Globo/R7 Notícias) A delegada Martha Mesquita Rocha foi nomeada chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e passa a ser a primeira mulher a comandar cerca de 12 mil policiais.


“Ela não assume o cargo por ser mulher, mas por uma história de 27 anos na polícia. Seu nome foi uma unanimidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, ao anunciar a escolha de Martha, que, segundo ele, “veio quebrar paradigmas”, um deles é o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe da polícia.

A nova chefe disse que pretende manter em sua gestão baseada no tripé experiência, competência e seriedade. “Vou querer sempre trabalhar com resultados. O estilo da gestão Martha Rocha será trabalhar com projetos, metas e resultados.”

Trajetória

Em maio de 1993, a delegada assumiu o cargo de diretora do antigo Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), no lugar do delegado Élson Campello, acusado à época de enriquecimento ilícito. Conhece bem a polícia, pois entrou na instituição, por concurso como escrivã, em 1983 e é delegada desde 1990. Martha foi a primeira mulher a comandar a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Atualmente era coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher.

Prioridades

Martha Rocha ressaltou que vai dar atenção especial às delegacias distritais. Segundo ela, a tendência é melhorar e expandir o projeto Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic). Ex-titular da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Martha Rocha antecipou que, até o meio do ano, vai inaugurar mais duas unidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Campos e Friburgo: “A Deam tem perfil de delegacia distrital porque não fecha as portas. Vou reforçar o número de policiais nessas unidades”.


Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas