A socióloga e feminista francesa Danièle Kergoat, diretora emérita de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociológicas e Políticas (CRESPPA/CNRS), da Universidade Paris 8, fará uma conferência no Recife, no próximo dia 21 (quinta-feira), como parte de uma agenda de debates que cumprirá no Brasil, durante o mês de agosto.
No Recife, o tema de conferência de Kergoat é “O trabalho e suas divisões: mudanças e permanências”, e será realizada no auditório do Sindsep, a partir das 15h, com tradução simultânea e entrada franca.
O evento é uma iniciativa do Sos Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, em parceria com Fundação Joaquim Nabuco, UFRPE, UFPE, Secretaria da Mulher da CUT e Sindicato dos Bancários.
Sobre a pesquisadora
Danièle Kergoat estuda a distribuição diferencial de homens e mulheres no mercado de trabalho, nos ofícios, e nas profissões, a partir da perspectiva feminista de que as condições em que vivem homens e mulheres não são produtos de um destino biológico, mas socialmente construídas.
Em sua obra, Kergoat ressalta que mulheres e homens formam dois grupos sociais engajados numa relação social específica: as relações sociais de sexo, e que essas relações, como todas as relações sociais, têm uma base material, no caso, o trabalho.
As pesquisas de Kergoat estão vinculadas ao chamado “feminismo materialista francês”, uma corrente teórica que estuda a divisão do trabalho, as relações sociais de sexo, e sobre como o trabalho tem um lugar central na constituição de mulheres e homens.
**O Sos Corpo poderá fornecer informações/dados sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mundo do trabalho, aos jornalistas interessados
Serviço:
Conferência “O trabalho e suas divisões: mudanças e permanências” (aberta ao público)
Data: 21 de agosto de 2014, às 15h
Local: Sindsep – Sindicato dos Servidores Públicos Federais de PE) – Rua João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista
Instituições parceiras do Sos Corpo: Fundação Joaquim Nabuco, UFRPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher do Departamento de Ciências Domésticas), UFPE (Programa de Pós-graduação em Sociologia-PPGS e Núcleo de Estudos em Gênero, Trabalho e Saúde do Departamento de Psicologia-NUT), Secretaria da Mulher da CUT e Sindicato dos Bancários.