(Folha de S.Paulo) Visão da imprensa sobre os gays é tema de debate. Encontro no MAM precede o lançamento de livro e premiação do Folha Memória.
Programa que dá bolsas para pesquisa em história do jornalismo financiou seis trabalhos e tem inscrições abertas
Foi um caso de polícia o primeiro jornal gay de circulação nacional do Brasil, “Lampião da Esquina”, lançado em 1978. Acusados de atentado ao poder, os editores responderam a inquérito, depois arquivado, conta a jornalista Flávia Péret no livro “Imprensa Gay no Brasil”.
A obra será lançada em São Paulo nesta quarta, 28 de março, às 20h15, no MAM. Ela venceu a primeira edição do Folha Memória, iniciativa da Folha que financia projetos de pesquisa sobre a história do jornalismo brasileiro, com patrocínio da Pfizer.
GAYS EM DEBATE
Antes, às 19h, Péret participa de um debate com o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), o crítico e romancista João Silvério Trevisan e o psicanalista e colunista da Folha Francisco Daudt.
Para participar, basta se inscrever pelo telefone (11) 3224-3473, das 14h às 19h, ou enviar nome, RG e telefone para o e-mail [email protected].
Durante o evento, a jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn receberá o prêmio do segundo concurso, pela história de motoristas que ajudam repórteres na apuração.
Moretzsohn, 52, é ex-repórter do jornal “O Globo” e professora da Universidade Federal Fluminense.
OUTROS PREMIADOS
O Folha Memória já financiou também outras quatro pesquisas, sobre os seguintes temas: a vida e o trabalho de Orlando Criscuolo (1917-1992) -um dos primeiros jornalistas policiais do país-, a mídia brasileira no Japão, o colunista da Folha Tavares de Miranda (1916-1992) e a cobertura da mídia sobre os pracinhas da FEB.
Inscrições para a terceira edição estão abertas até 30/4, em folhamemoria.folha.com.br.
OS GAYS NA VISÃO DA IMPRENSA BRASILEIRA
QUANDO quarta, 28/3, às 19h (debate) e às 20h15 (lançamento e premiação)
ONDE MAM (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque Ibirapuera, SP)
QUANTO grátis