Congresso chileno debaterá sobre aborto a partir de segunda-feira

29 de maio, 2014

(Prensa Latina, 29/05/2014) A partir da próxima segunda-feira a Câmara de Deputados começará a discutir uma iniciativa sobre a despenalização do aborto.

O legislador Marco Antonio Núñez, do oficialista Partido pela Democracia (PPD), afirmou em declarações ao jornal La Tercera que a comissão de saúde tratará em particular sobre um projeto enviado em maio de 2013 pela ex-deputada María Antonieta Saa, desse partido.

Núñez, que copatrocinou essa iniciativa e coordenará sua discussão, indicou que a mesma se propõe despenalizar o aborto em caso de agressão sexual, risco de vida da mãe e inviabilidade fetal.

Dito texto coincide com os enunciados da proposta da presidenta chilena, Michelle Bachelet, difundida no dia 21 de maio em seu relatório perante o Congresso.

Em 2013, esse projeto foi apoiado também por outros deputados de partidos da coalizão Nova Maioria, que respalda Bachelet, entre eles o presidente da Câmara de deputados, Aldo Cornejo, do Partido Democrata Cristiano (PDC).

Outros assinantes foram Juan Luis Castro e Clemira Pacheco, do Partido Socialista; Gabriel Silber e Gabriel Ascencio, do PDC; Alberto Robles, do Partido Radical Social Democrata; Hugo Gutiérrez, do Partido Comunista; e Adriana Muñoz, do Partido pela Democracia assim como Núñez.

O socialista Juan Luis Castro manifestou que dada sua coerência com a posição do governo, essa moção “está no melhor pé para que iniciemos o debate, com a possibilidade verdadeira de que o projeto seja respaldado pelo Executivo”.

Acesse o PDF: Congresso chileno debaterá sobre aborto a partir de segunda-feira

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas