(BBC Brasil, 15/04/2015) Uma campanha iniciada na internet tenta pressionar a indústria da moda para abandonar o termo “plus size” – uma distinção que se aplica aos tamanhos maiores de roupa.
A iniciativa partiu da apresentadora de TV australiana Ajay Rochester, que lançou a hashtag #DropThePlus (algo como #AbandoneOPlus, em inglês) após ler uma reportagem com uma “modelo plus size” que vestia roupas de um tamanho considerado normal para mulheres comuns.
“Existe essa separação entre o que é uma modelo real e uma modelo ‘plus size’. E depois existe o resto do mundo!”, disse a apresentadora à BBC Trending, que acompanha as notícias que mais repercutem nas redes sociais.
“Eu olhava para a foto e não conseguia ver ninguém que eu consideraria ‘plus size’. Pensei: meu Deus, se essa mulher é ‘plus size’, o que somos as outras?”
Mulheres nas redes sociais compartilharam a hashtag em apoio à ideia de Rochester.
Quando a apresentadora sofreu abusos por parte de internautas, a campanha ganhou o apoio da modelo ‘plus-size’ Stefania Ferrario, que postou no site de fotos Instagram uma imagem sua em roupas íntimas com os dizeres: “Sou modelo – PONTO”.
“Apenas três tamanhos da escala americana são considerados ‘normais’. As mulheres se sentem aprisionadas nessas categorias e a única forma de sair dessa armadilha é passando fome, porque o corpo delas nunca vai ser naturalmente desse tamanho”, disse Stefania.
Mas outras especialistas acreditam que o termo ‘plus’ pode ser um símbolo de orgulho para mulheres de proporções mais generosas.
Acesse no site de origem: Internautas pressionam indústria para abandonar termo ‘plus size’ (BBC Brasil, 15/04/2015)