(Agência Patrícia Galvão) O Fórum Social Temático, que acontece na região metropolitana de Porto Alegre entre os dias 24 e 29 de janeiro, constitui um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos e para a reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O tema geral deste ano, Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, norteia todas as discussões dos Grupos de Trabalho, responsáveis pela formulação de propostas referentes as suas questões específicas, e também as atividades autogestionadas, encabeçadas pelas diversas entidades participantes.
Nesta perspectiva, diversas organizações de mulheres e feministas propõem discussões sobre a atuação das mulheres para a modificação estrutural dos temas gerais elencados.
A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras realizou o debate Construindo Empoderamentos, a Marcha Mundial das Mulheres, dentre outras atividades, encabeçou o debate Feminismo e Ecologia – Mulheres em Luta contra o Capitalismo Verde.
Já a União Brasileira de Mulheres (UBM) realizará em 26/01 a Roda de Conversa: Mulher e Participação Política: Avanços e Desafios; o Idec, SOF (Sempre Viva Organização Feminista), Vitae Civilis e Oxfam promoverão em 27/01 um diálogo sobreAlimentos, produção e consumo: olhares das mulheres sobre sustentabilidade; enquanto a Articulação das Mulheres Brasileiras, juntamente com a Articulación Feminista Marcosur, discutirá em 27/01 o Trabalho das Mulheres e Justiça Socioambiental, além de articular as propostas sobre as Estratégias das Mulheres para a Rio+20, também em 27/01.
Veja a programação completa: http://www.fstematico2012.org.br/
Leia também:
Estratégias das Mulheres para a Rio + 20 (EBC – 26/01/2012)
Movimento feminista alerta no FST que mulheres são as mais atingidas pela crise econômica mundial (Agência Brasil – 25/01/2012)
Dilma defende que Rio+20 tenha metas de desenvolvimento sustentável centradas no combate à pobreza (Agência Brasil – 26/01/2012)