Por 12 votos a 0, o Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu manter a liminar que proibiu a veiculação do comercial da cerveja Devassa, estrelada pela modelo norte-americana Paris Hilton.
Os 12 conselheiros da entidade concluíram que a peça publicitária era desrespeitosa com as mulheres e abusava de apelos à sensualidade. Com a decisão, o Conar mantém a proibição da veiculação do comercial em jornais, TV e internet, que fica liberado somente para o rádio.
Após queixas encaminhadas ao Conar pela cervejaria Itaipava e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, entre outros, o órgão tirou o comercial do ar por decisão liminar em 26 de fevereiro. No dia 30 de março o conselho do Conar reuniu-se para julgar a manutenção ou não da liminar. Na reunião, a agência Mood, que assina a campanha da cerveja Devassa, produzida pela Cervejaria Schincariol, apresentou como defesa outras campanhas de bebidas veiculadas nos últimos 12 meses, entre elas a da “Boa”, da Antarctica, e do “Balé”, da Kaiser.
Augusto Cruz Neto, sócio-presidente da Mood, declarou que, embora a Schincariol e a agência discordem da decisão do Conar, ela será acatada.
Com a polêmica gerada pelo comercial e pela suspensão, a marca Devassa tornou-se uma das dez mais lembradas, segundo a pesquisa Lembranças de Marcas na Propaganda de TV, realizada pelo Datafolha em fevereiro, em parceria com a revista “Meio & Mensagem”. Segundo reportagem da Folha, a pesquisa mede a lembrança do consumidor em todas as categorias, não apenas na de cervejas. No entanto, das dez marcas mais lembradas, cinco foram de cerveja.
Leia essa notícia na íntegra: Folha de S.Paulo – 31/03/2010
Saiba mais sobre essa polêmica:
Após denúncias, Conar tira do ar anúncio da cerveja Devassa
O impacto nefasto da publicidade discriminatória sobre as novas gerações, por Jacira Melo
A devassa da devassa, por Renato Janine Ribeiro
Indicação de fontes:
Jacira Melo – mestre em ciência da comunicação e diretora executiva
Instituto Patrícia Galvão – Comunicação e Mídia
São Paulo/SP
Fala sobre: imagem da mulher na publicidade; direito à comunicação; direitos das mulheres
Rachel Moreno – psicóloga
Observatório da Mulher e Articulação Mulher e Mídia
São Paulo/SP
Fala sobre: imagem da mulher na publicidade; direito à comunicação; direitos das mulheres