Bolívia é o segundo país do mundo com mais mulheres na política

01 de fevereiro, 2016

(Vermelho, 01/02/2016) O presidente Evo Morales informou neste domingo (31), que a Bolívia é o segundo país no mundo com maior presença feminina na política. Em primeiro lugar está Ruanda.

Esse cenário se deu porque uma das prioridades do governo de Evo foi oferecer oportunidades às mulheres e incluí-las desde o núcleo familiar até a vida pública de forma mais respeitosa e harmônica.

“No tema da mulher na Bolívia já avançamos bastante. Somos o segundo país do mundo em representação parlamentar”, explicou Evo em entrevista à imprensa local.

Na Assembleia Legislativa as mulheres são maioria: 63 deputadas, o que representa 51%, frente a 60 deputados (49%). Já no Senado a participação feminina totaliza 44%, com 16 senadoras.

Segundo um relatório da ONU publicado em março do ano passado, a Bolívia foi o país que alcançou uma das maiores conquistas de representação parlamentar feminina no mundo.

Para Evo Morales, ainda é um desafio incluir a mulher de forma plena na família. O presidente lamentou, na entrevista, que a sociedade ainda seja dominada por um pensamento machista, apesar dos avanços.

“É necessário das oportunidades às mulheres. A mulher na Bolívia é menos corrupta e mais comprometida, além disso, mais trabalhadora”, afirmou.

Acesse no site de origem: Bolívia é o segundo país do mundo com mais mulheres na política (Vermelho, 01/02/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas