01/01/2011 – No discurso de posse, presidente Dilma reitera compromisso de honrar as mulheres brasileiras

01 de janeiro, 2011

dilma-discurso
Logo no início de seu primeiro discurso como presidente eleita, Dilma Rousseff destacou o fato de, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher assumir a Presidência. “É a primeira vez que uma faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher”, afirmou Dilma, que acrescentou: “Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para que -no dia de hoje- todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher.”

Como presidente empossada, Dilma Rousseff voltou a dizer que a principal meta de seu governo será erradicar a pobreza no Brasil. “A luta mais obstinada de meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos”, afirmou Dilma, que foi muita aplaudida pelos presentes na cerimônia de posse na Câmara dos Deputados, em Brasília, ao longo de seu discurso de 40 minutos.

dilmachora
Eleita com 56 milhões de votos, Dilma Rousseff emocionou-se ao dizer que governará para todos os brasileiros. “Estendo minha mão para os partidos de oposição e aqueles que não me acompanharam nessa jornada. Sou a presidenta de todos os brasileiros“, disse Dilma ao conter as lágrimas. “Dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático”, afirmou a presidente, ainda muito emocionada.

A presidente Dilma voltou a defender a liberdade de expressão: “Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais, da liberdade de culto e de religião, da liberdade de imprensa e de opinião. Reafirmo o que disse ao longo da campanha, de que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”.

“Presenças femininas deram o tom na posse da primeira mulher presidente do Brasil”
“Ainda no caminho para o juramento constitucional de Dilma Rousseff no Congresso, oito seguranças mulheres acompanharam o Rolls-Royce presidencial, enfrentando impávidas a chuva torrencial que caía em Brasília. No veículo, sempre ao lado da presidente eleita, a filha Paula Rousseff Araújo, chamava a atenção pela impressionante semelhança com a mãe. (…) Um dia histórico para brasileiras de todos os tipos e estilos.”

carroaberto

Folha adotará termo “presidente” para se referir a Dilma (Folha de S.Paulo – 02/01/2011) – “A Folha usará ‘presidente’, e não ‘presidenta’, para se referir à petista Dilma Rousseff. Em português, as duas formas estão corretas, ‘mas a feminina é pouco usada’, diz Thaís Nicoleti, consultora de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL.
De acordo com Pasquale Cipro Neto, o uso da forma ‘presidenta’ causa estranheza aos leitores.”

dilmapresidenta500_celsojr_ae

Leia também:
69,2% dos brasileiros têm expectativa positiva para governo Dilma, diz CNT/Sensus (Portal G1 – 29/12/2010)
Leia o discurso de posse na íntegra (Estadão.com – 01/01/2011)
 / Leia a íntegra do discurso de posse de Dilma no Congresso Nacional (Globo.com – 01/01/2011)

Acesse na íntegra:
Primeira mulher presidente, Dilma promete ”consolidar obra de Lula” (O Estado de S. Paulo – 02/01/2011)
Mulheres deram o tom e a emoção da festa (O Estado de S. Paulo – 02/01/2011)
Dilma Rousseff é a primeira mulher a assumir a Presidência do Brasil (Jornal Nacional – 01/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas