05/11/2010 – Dilma é a 3ª mulher mais poderosa e a 16ª entre os homens, diz revista Forbes

05 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) “Há 6,8 bilhões de pessoas no mundo, e estas são as 68 que importam”, diz a revista norte-americana Forbes, que classificou a presidente eleita Dilma Rousseff em 16º lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo.

No ranking, Dilma está à frente de nomes como o fundador da Apple Steve Jobs (17º), do presidente francês Nicolas Sarkozy (19º), da secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (20º) e do empresário brasileiro Eike Batista (58º).

Em 1º lugar na lista com 68 nomes está o presidente chinês, Hu Jintao; em seguida vem o presidente dos EUA, Barack Obama, e o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud.

O predomínio dos homens só é rompido na 6ª posição, com a chanceler alemã Angela Merkel. Em 9º lugar aparece a indiana Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso.

A Forbes diz que Dilma está “tomando as rédeas do Brasil” como a primeira presidente mulher do país e que ela dirigirá “a maior economia da América Latina e o celeiro do mundo”. Acrescenta que talvez seu nome ainda não seja muito conhecido, mas será já que o Brasil receberá a Copa do Mundo de futebol em 2014 e as Olimpíadas de 2016. Em seu perfil, ela é descrita como uma ex-guerrilheira marxista que foi presa e torturada, divorciada duas vezes, e sobreviveu a um câncer linfático.

A reportagem da Folha lembra que, na lista de mulheres mais poderosas do mundo divulgada em outubro, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, ocupava o 1º lugar, enquanto Dilma Rousseff já aparecia nessa lista, na 95ª posição.

Acesse:
Mais poderosa que Hillary e Sarkozy (O Globo – 05/11/2010)
Do anonimato para a ‘Forbes’ em dois turnos (O Estado de S. Paulo – 05/11/2010)
Petista é a 16ª em ranking de mais poderosos (Folha de S.Paulo – 05/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas