(O Estado de S. Paulo) Social-democrata é a primeira mulher a governar a Costa Rica. Laura Chinchilla Miranda, de 51 anos, tomou posse como presidente em evento que reuniu 10 mil pessoas.
Após vencer as eleições de 7 de fevereiro com uma ampla margem, Laura substitui Óscar Arias, companheiro de partido e de quem foi ministra e vice-presidente. Seu mandato vai até 2014, .
Laura Chinchilla é cientista política e especialista em temas de segurança. Terceira mulher a chegar ao mais alto posto do Executivo na América Central, depois de Violeta Chamorro (Nicarágua) e Mireya Moscoso (Panamá). Mas diferentemente destas, que eram viúvas de políticos, Laura chegou ao poder por mérito próprio. Filha do ex-general Rafael Chinchilla, presidente da República durante 15 anos, Laura Chinchilla dedicou boa parte de sua vida à política.
Estudou Ciências Políticas na Universidade da Costa Rica e fez mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Georgetown (EUA). De 1994 a 1996, foi vice-ministra de Segurança Pública e, entre 1996 e 1998, assumiu a direção desse Ministério.
De 2002 a 2006 foi deputada e depois ocupou a primeira vice-presidência e o ministério da Justiça, renunciando em outubro de 2008 para concorrer à Presidência.
Acesse a matéria: Laura Chinchilla toma posse na Costa Rica (O Estado de S. Paulo – 08/05/2010)