08/04/2011 – “Brasil” e “mulher” são palavras mais citadas por Dilma em discursos nos primeiros cem dias de governo (UOL)

08 de abril, 2011

(UOL) Levantamento feito pelo UOL Notícias apontou que, até 7 de abril, a palavra “Brasil” foi citada 266 vezes pela presidenta Dilma Rousseff nos 32 discursos que proferiu em seus cem primeiros dias na Presidência. Em seguida aparece a palavra “mulher”, mencionada 167 vezes [veja abaixo a “nuvem” com as palavras mais citadas pela presidenta], à frente até de governo (151) e de temas como saúde (79) e educação (75). 

Segundo o site, a presidenta Dilma Rousseff “citou principalmente o país que comanda e o sexo feminino, que representa no cargo mais importante da República. A oposição e o combate à corrupção, no entanto, só mereceram uma menção da mandatária, que também desacelerou nas citações a Deus – tão fartas durante a campanha que a elegeu para suceder Luiz Inácio Lula da Silva”.

uol08042011_discursosdilma100dias
O método de contagem usado pelo portal de notícias não inclui “nominatas, que são cumprimentos a ocupantes de cargos públicos e a entidades, o que alteraria o sentido da amostragem, nem entrevistas, com chance de perguntas aleatórias”.

O portal comenta que, “se as citações ao próprio país não surpreendem no topo da lista de palavras, a palavra mulher é uma novidade no segundo lugar. Desde a vitória, em outubro, Dilma faz questão de ser chamada de presidenta para fazer uma distinção de gênero que indique a presença feminina na cabeça do governo federal. Ela transformou o Dia Internacional da Mulher, em março, em mês comemorativo – no mês passado, ela fez seis discursos que tinham as mulheres como tema prioritário”.

Leia a matéria completa: “Brasil” e “mulher” são palavras mais citadas por Dilma em discursos nos primeiros cem dias de governo (UOL – 08/04/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas