13/12/2011 – Michelle Bachelet: diretora executiva da ONU Mulheres, destaca os direitos das mulheres durante três dias de visita ao Brasil

13 de dezembro, 2011

(Revista Fator Brasil) De 14 a 16 de dezembro (quarta a sexta-feira), Bachelet terá uma série de compromissos em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre eles, reunião com mulheres líderes na política brasileira, conferência especial na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, audiência com a Presidenta da República, Dilma Rousseff e entrega da versão em Português de relatório sobre trabalho e direitos sociais. No Rio de Janeiro, Bachelet visitará a comunidade do Cantagalo e o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Em sua primeira missão ao Brasil como Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas e diretora-executiva da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, Michelle Bachelet, vai dedicar atenção à participação política, ao empoderamento econômico, ao aumento das mulheres nas tropas de paz e à articulação da temática de gênero na conferência Rio +20. No primeiro dia, quarta-feira (14/12), a agenda se iniciará com audiência com a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Em seguida, a Diretora-Executiva da ONU Mulheres se encontrará com senadoras, deputadas federais e ativistas do movimento social para tratar do papel das mulheres na política. Em pauta, aumento das mulheres nos espaços de poder e tomada de decisão.

As políticas de inclusão social e de transferência de renda são temas da audiência de Bachelet com a ministra Tereza Campelo, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Elas conversarão sobre os resultados do Programa Bolsa Família, considerado pela ONU como exemplo na erradicação da pobreza e, recentemente, referendado pelo G-20 como uma medida para promover a inclusão social e alavancar as economias nacionais. No início da tarde, Bachelet será recebida, no Palácio Itamaraty, em reunião-almoço para ministros, parlamentares, diplomatas e oficiais das Nações Unidas.

Logo após, Michelle Bachelet se reunirá com o diretor-executivo da Agência Brasil de Cooperação, Marco Farani, para conversar sobre a cooperação Sul-Sul e a participação brasileira na ONU Mulheres.

Investimento nas mulheres – Os compromissos públicos do primeiro dia da missão, quarta-feira (14/12) se encerrarão, às 19h, com a conferência especial da diretora executiva da ONU Mulheres na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para mais de três mil mulheres. Durante sua conferência, Michelle Bachelet destacará os direitos das mulheres, os investimentos públicos e privados nas políticas para as mulheres e o compromisso da sociedade com a igualdade de gênero através do empoderamento das mulheres. O discurso será transmitido pela internet em tempo real no site www.onumujeres.org

Proteção social e desenvolvimento- Na quinta-feira (15/12), a diretora executiva da ONU Mulheres iniciará o dia com reunião com a equipe-país do Sistema ONU no Brasil, composta por dirigentes das agências instaladas no país.

Em seguida, Michelle Bachelet se encontrará, no Palácio do Planalto, com a presidenta da República, Dilma Rousseff, para tratar da agenda de cooperação do Brasil com as Nações Unidas com foco na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres. Na audiência privada com a Presidenta, Bachelet entregará a versão em Português do relatório “Piso de Proteção Social para uma Globalização Equitativa e Inclusiva”, produzido por um comitê de alto nível, composto pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização Mundial da Saúde, e presidido pela diretora-executiva da ONU Mulheres.

A agenda de Bachelet, em Brasília, se encerrará com audiência com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, sobre a parceria entre as instituições para a igualdade de gênero e raça.

Rio de Janeiro – Mulheres da comunidade e tropas de paz- Na manhã de sexta-feira (16/12), a diretora-executiva da ONU Mulheres visitará um projeto apoiado pelo Fundo de Igualdade de Gênero na comunidade do Cantagalo [Espaço Criança Esperança], no Rio de Janeiro. A iniciativa é desenvolvida pela ONU Mulheres e a ONG Redeh para formar mulheres para a o exercício dos seus direitos e da liderança na comunidade.

Acompanhada pela ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pela deputada federal Benedita da Silva, Michelle Bachelet, vai visitar o local onde as mulheres se reúnem e conversar com cerca de 100 líderes comunitárias. O evento será aberto à imprensa (cobertura no início e no final da reunião).

No final da manhã, Bachelet seguirá para o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, onde participará da cerimônia de formatura da tropa de paz com 150 soldados, que servirão no Líbano. Michelle Bachelet falará para as tropas de paz sobre a importância da inclusão da questão de gênero nos processos de paz e do aumento de mulheres nas forças militares. O evento será aberto à imprensa.

O último compromisso da visita de Bachelet ao Brasil será a audiência com o Ministro da Defesa, Celso Amorim, no Rio de Janeiro, para tratar do tema “mulheres, paz e segurança”.

A ONU Mulheres é a nova liderança global em prol das mulheres e meninas. A sua criação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2010, foi aplaudida no mundo todo e proporciona a oportunidade histórica de um rápido progresso para as mulheres e as sociedades. A ONU Mulheres trabalha com as premissas fundamentais de que as mulheres e meninas ao redor do mundo têm o direito a uma vida livre de discriminação, violência e pobreza, e de que a igualdade de gênero é um requisito central para se alcançar o desenvolvimento.

[Visita de Michelle Bachelet, ao Brasil, diretora-executiva da ONU Mulheres, de 14 a 16 de dezembro de 2011 (quarta a sexta-feira), em Brasília e Rio de Janeiro.[www.unifem.org.br | www.onumujeres.org].

Acesse a agenda em pfd: Michelle Bachelet: diretora executiva da ONU Mulheres, destaca os direitos das mulheres durante três dias de visita ao Brasil (Revista Fator Brasil – 13/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas