16/11/09 – Senadora destaca papel das mulheres na conservação ambiental

22 de novembro, 2009

Fátima Cleide (PT-RO) ocupou a tribuna do Senado para pedir que sejam incluídos no acordo a ser firmado na Conferência Mundial sobre o Clima (COP 15), a ser realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), dispositivos que assegurem maior participação das mulheres na gestão de questões ambientais.

agenciasenado161109fatimacleidebygeraldomagela
A senadora lembrou que pesquisas realizadas em localidades em que vêm ocorrendo desastres naturais devidos às mudanças climáticas comprovam que as mulheres são importantes agentes no enfrentamento dos efeitos danosos dessas mudanças. Para isso, lembrou Fátima Cleide, elas precisam ser devidamente capacitadas e dispor de recursos adequados “para prevenir perdas e para auxiliar as comunidades a reagir rapidamente, diminuindo os impactos negativos e protegendo a população”.

Como exemplo a senadora afirmou que o protagonismo da mulher “na mitigação das mudanças climáticas, permitirá, por exemplo, que mulheres ribeirinhas da região amazônica deem importantes contribuições para evitar catástrofes ambientais envolvendo transbordamento de rios, deslizamentos de terra, e destruição de casas e plantações por inundações”.

Indicação de fontes:

Acesse a matéria na íntegra em pdf: Agência Senado – 16/11/09

Schuma Schumaher – pesquisadora  
Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano) e Instituto Patrícia Galvão
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2162-1704  / 9999-9122
[email protected]
Fala sobre: mulheres na política

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas