17/02/2011 – Mulheres ganham espaço e cargos estratégicos no escalão da polícia (G1)

17 de fevereiro, 2011

(Portal G1) Além da nomeação da delegada Martha Rocha para chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a major Pricilla de Oliveira Azevedo vai comandar as Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro. O portal de notícias G1 colheu outros exemplos de mulheres em altos cargos nas polícias de mais quatro estados.

Primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha assumiu o lugar de Allan Turnowski, que deixou o cargo depois de uma operação que investiga corrupção na instituição. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio também serão comandadas por uma mulher, a major Pricilla de Oliveira Azevedo – 33 de idade e 13 de Polícia Militar -, que terá a missão de normatizar e padronizar as ações das 14 UPPs já instaladas e das próximas a serem inauguradas.

“Há cinco anos, você não pensava em ter uma mulher presidente, talvez há cinco anos você não pensasse em ter uma mulher chefe de polícia”, afirmou Martha Rocha, que entrou na Polícia Civil em 1983 como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon), inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, na Zona Oeste, e esteve à frente da DEAM no Centro da cidade. 

Em Sergipe, Katarina Feitosa Lima Santana assumiu no dia 15 de fevereiro o comando da Polícia Civil do seu estado. Delegada há 10 anos, ela chefiou toda a segurança da capital, Aracaju.

Na região de Sorocaba, interior de São Paulo, o  comando da segurança de 79 cidades  também está nas mãos da coronel Fátima Ramos Dutra, que chefia 5 mil homens. 

A subchefe do Estado Maior de Minas Gerais, coronel Luciene Magalhães de Albuquerque, se dedica há três décadas à Polícia Militar (PM) e foi a primeira mulher a conquistar a patente máxima de coronel em Minas Gerais.

A Delegacia de Homicídios de Curitiba será chefiada, este ano, por Maritza Maíra Haisi, que exerce a profissão há 17 anos e atuou em várias cidades do Paraná.

Acesse a matéria completa: Mulheres ganham espaço e cargos estratégicos no escalão da polícia (Portal G1 – 17/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas