18/07/2013 – Para 74% da população, a democracia só se faz com a presença de mais mulheres no poder

18 de julho, 2013

(Ibope) No intuito de mensurar a opinião dos brasileiros a respeito da participação de mulheres na política, o IBOPE Inteligência, a pedido do Instituto Patrícia Galvão, realizou uma pesquisa com 2002 entrevistas, em 143 municípios do país, entre os dias 11 e 15 de abril deste ano.

Segundo os resultados do estudo, 74% da população concorda totalmente ou em parte que só há democracia de verdade com a presença de mais mulheres ocupando os cargos de poder e de tomada de decisão do país.

Leia também: Pesquisa Ibope/Patrícia Galvão: Para 71%, reforma política é importante ou muito importante para garantir 50% de mulheres e 50% de homens nas listas de candidatos dos partidos

Além disso, 54% concordam totalmente e 26% concordam em parte que as leis brasileiras deveriam mudar para garantir o mesmo número de mulheres e homens em todos os cargos políticos. O apoio total a essa proposta é maior no Norte/Centro-Oeste e no Nordeste (62%) e menor no Sudeste (46%). Quando analisado por gênero, 43% dos homens concordam totalmente com tais mudanças nas leis, enquanto entre as mulheres o percentual é de 63%.

Ao considerar que, hoje, as mulheres são mais da metade da população brasileira, 76% dos entrevistados concordam totalmente ou em parte que deveria ser obrigatório a participação igualitária de mulheres e homens nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no Congresso Nacional. Novamente, mulheres e homens apresentam níveis de opinião diferentes sobre o assunto, com 82% e 69% de concordância com essa proposta, respectivamente.

Ainda levando em consideração a proporção entre homens e mulheres na população, 78% dos brasileiros concordam totalmente ou em parte que os partidos deveriam ter metade de candidatos homens e metade de candidatas mulheres, ante 16% que discordam totalmente ou em parte da proposta.

Reforma eleitoral

Atualmente, os partidos devem destinar pelo menos 30% das candidaturas a cada um dos sexos. Mas a revisão desse percentual é um dos assuntos em debate no Congresso Nacional para a reforma da lei eleitoral.

Ao considerar o assunto, 73% dos brasileiros concordam totalmente ou em parte que a reforma deveria estabelecer punições aos partidos que deixarem de apresentar lista com igual número de candidatos por gênero.

A aprovação do projeto de lei que garante 50% de mulheres e 50% de homens na lista de candidatos dos partidos é vista como importante ou muito importante por 71% dos entrevistados, enquanto 24% dão pouca ou nenhuma importância à questão.

Sobre a pesquisa

O IBOPE Inteligência ouviu 2002 pessoas, em 143 municípios do país, entre os dias 11 e 15 de abril deste ano. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Acesse o PDF: Para 74% da população, a democracia só se faz com a presença de mais mulheres no poder (Ibope – 18/07/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas