19/03/2011 – Uma mulher e um negro comandam as duas maiores democracias americanas

19 de março, 2011

(Portal G1) A presidenta Dilma Rousseff disse ao presidente norte-americano, Barack Obama, durante discurso no Palácio do Planalto, que a aliança entre Brasil e Estados Unidos deve ser uma “construção entre iguais”.

No discurso, a presidenta destacou também o fato de que as duas maiores democracias das Américas romperam barreiras e elegeram uma mulher e um afrodescendente para os mais altos postos dos dois países.

“Senhor presidente Obama,

A sua visita ao meu país me enche de alegria, desperta os melhores sentimentos de nosso povo e honra a histórica relação entre o Brasil e os Estados Unidos. Carrega também um forte valor simbólico.

Os povos de nossos países ergueram as duas maiores democracias das Américas. Ousaram também levar aos seus mais altos postos um afrodescendente e uma mulher, demonstrando que o alicerce da democracia permite o rompimento das maiores barreiras para a construção de sociedades mais generosas e harmônicas.

Leia o discurso na íntegra: Aliança entre Brasil e EUA deve ser ‘construção entre iguais’, diz Dilma (Portal G1 – 19/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas