27/10/2010 – Dilma cresce entre mulheres e evangélicos (Folha)

27 de outubro, 2010

(Folha de S.Paulo) A quatro dias do segundo turno, pesquisa Datafolha realizada em 26/10 aponta para um quadro de estabilidade na disputa pela Presidência da República. Dilma Rousseff (PT) aparece 12 pontos à frente de José Serra (PSDB), exatamente a mesma diferença que os separava na pesquisa divulgada pelo instituto na semana anterior.

Quando se consideram somente os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 56% contra 44% de Serra – os mesmos percentuais da última pesquisa Datafolha.

É interessante observar que, analisando os números de forma mais detalhada, percebem-se sinais de alterações nos índices de intenção de voto nos dois candidatos em grupos específicos, como mulheres, jovens, idosos e evangélicos.

datafolha271010_porsexo500

“No início do mês, a petista tinha 43% e estava empatada tecnicamente com os 44% de José Serra (PSDB) no voto feminino (52% do total do país). Aos poucos, o cenário foi se alterando, sempre com oscilações na margem de erro.
Ontem, Dilma oscilou de 45% para 46% entre mulheres. Já o tucano apenas desidratou ao longo deste mês. Na semana passada já estava com 41%. Agora, pontuou 39%.”

“No caso dos eleitores evangélicos pentecostais (18% do total do país), Serra liderava com folga no início do mês. Tinha 49% contra 40% de Dilma. Essa foi a época em que o noticiário estava dominado pelo debate sobre temas religiosos e liberalização da lei do aborto. Depois de quase um mês, Serra acumulou uma perda de seis pontos entre os pentecostais, numa queda lenta e gradual. Na semana passada, estava com 44% e no Datafolha de ontem pontuou 43%. Dilma começou o mês com 40% e agora tem 42% no segmento pentecostal. Do ponto de vista estatístico, empatou com Serra.”

Atributos dos presidenciáveis

Sobre os atributos que os eleitores consideram mais relevantes na hora de escolher o candidato, houve poucas variações em relação aos levantamentos anteriores do Datafolha.

atributosdatafolha271010

Acesse na íntegra:
Petista cresce entre mulheres e evangélicos (Folha de S.Paulo – 27/10/2010)
A quatro dias da eleição, Dilma tem 56% e Serra registra 44%, aponta Datafolha (Folha de S.Paulo – 27/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas