(Folha de S.Paulo) O jornalista político Fernando Rodrigues comenta dados da pesquisa Datafolha que revela que a TV é a principal fonte de informações sobre as eleições para a maioria dos entrevistados.
“A pesquisa Datafolha coloca ciência numa tese sempre propagada pelos marqueteiros: a massa de eleitores disponível para ser influenciada está em frente à TV. Mesmo antes do levantamento do Datafolha havia indícios fortes da preponderância da TV sobre os outros meios de comunicação quando se trata de influir no processo eleitoral.”
E o jornalista cita como exemplos a ascensão da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, após a exibição dos programas televisivos do partido. “O tucano talvez tenha tirado menos do que poderia das propagandas televisivas: os comerciais do PSDB pró-Serra foram transmitidos no meio da Copa do Mundo”, escreve o jornalista.
Sobre o uso da internet nas campanhas, Fernando Rodrigues lembra que “há dois problemas. Primeiro, só 7% se informam sobre a eleição na web. Segundo, as mensagens dos militantes internéticos parecem ser dirigidas só aos que já decidiram o voto. Tentar falar com quem ainda está indeciso pode ser uma estratégia útil na web. Dos 7% que dizem usar a internet como meio principal para obter dados dos candidatos, 32% respondem que ainda podem mudar de opinião. Essa taxa é menor entre os que usam TV (26%), jornais (28%) e rádio (24%)”.
Acesse na íntegra: No Brasil, a TV é muito mais importante do que a internet, por Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo – 28/07/2010)
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Eleições.com, editorial (Folha de S.Paulo – 29/07/2010)
TV é a principal fonte de informação dos eleitores (Folha de S.Paulo – 28/07/2010)