A cientista social Teresa Sacchet comenta a eleição da primeira mulher presidente do Brasil (APG)

03 de novembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) Teresa Sacchet, cientista política e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, comenta a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente da República do Brasil, e o significado -simbólico, político e real- do compromisso que assumiu em seu primeiro pronunciamento como presidente eleita: “honrar as mulheres brasileiras”.

Igualdade de oportunidades

“A primeira mulher eleita presidente do Brasil deu um passo político importante ao dirigir-se às mulheres na primeira parte do seu primeiro pronunciamento depois de eleita. Dilma Rousseff comprometeu-se a honrá-las e lembrou que a igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é um requisito essencial da democracia, sinalizando com isso seu compromisso de colocar o tópico do reconhecimento das diferenças e das desigualdades de grupos específicos na sua agenda política.

Ao pedir que pais e mães incentivem suas filhas a acreditarem em si próprias – referindo-se a participação na vida pública – ela vai além, convocando a sociedade a rever padrões culturais e a se engajarem para uma mudança nas relações de gênero. Ela também reconhece, ao referir-se a sua própria vitória, que esse processo já está a caminho e que dá um passo importante a partir destas eleições.

Com esse pronunciamento, Dilma não só ganhou a simpatia de muitas mulheres, feministas ou não, como também contribui para as mudanças que ela conclama e anuncia. Com isso, tendo em vista que o Brasil é um dos piores colocados no ranking da igualdade de gênero de acordo com dados recentes do Fórum Econômico Mundial, Dilma dá o primeiro passo de seu governo no sentido de diminuir as desigualdades sociais. Aguardamos agora que a partir do dia primeiro de janeiro serão dados os passos seguintes nessa direção.”   

Contato:

teresasacchet_clebergomes_anTeresa Sacchet – cientista política e pesquisadora
Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP
São Paulo/SP
(11) 3091-3272 (nupps) /  8110-3570 
[email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas