Mulheres querem mais tempo para decidir e podem mandar eleição para o 2º turno, por Fátima Pacheco Jordão

28 de setembro, 2010

Em breve entrevista à Agência Patrícia Galvão, a socióloga e especialista em pesquisa de opinião, Fátima Pacheco Jordão, comenta os números da última pesquisa Datafolha:

“As eleições de 2010 poderão ir para o segundo turno, conforme mostra a pesquisa Datafolha publicada hoje (28/09/2010). Dilma Rousseff (PT) perdeu fôlego depois das denúncias envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra, da Casa Civil, e caiu de 49% para 46% dos votos válidos.

A
queda de Dilma ocorreu em todos os segmentos da amostra. A candidata Marina Silva (PV) cresceu consistentemente nesses mesmos grupos.

Na soma de votos que aponta a possibilidade de um segundo turno, Dilma Rousseff tem  51% dos votos válidos, portanto dentro da margem de erro da amostra, que é de dois pontos, para mais ou para menos. Entre as mulheres, a candidata do  PT tem 48% de votos válidos.Tinha na última pesquisa 54%.


Agora, apenas o segmento de eleitores masculinos e os eleitores do Nordeste querem a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno.
 
Dilma ainda pode vencer em 3 de outubro no Nordeste, entre os eleitores do sexo masculino e os de mais baixa renda.
 
Preferem -neste momento- decidir com mais tempo (até 31 de outubro) todos os outros segmentos, inclusive aqueles de mobilidade recente (a chamada Classe C) e, sobretudo as mulheres. Entre elas, Dilma Rousseff tem 42% dos votos, José Serra, 30% e Marina Silva, 15%.

Veja a comparação a seguir:

Datafolha (intenção de voto estimulado)

22/set    Homens: Dilma 52% x Outros 41%   –     Mulheres: Dilma 47% Outros 43%
28/set    Homens: Dilma 51% x Outros 41%   –     Mulheres: Dilma 42% Outros 46%”

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas