Tatau Godinho

28 de fevereiro, 2011

(Agência Patrícia Galvão) Uma mulher a frente de um ministério acumula legitimidade para uma disputa partidária 

tataugodinhoEntrevista com Tatau Godinho, socióloga e integrante da Marcha Mundial das Mulheres 

“Uma mulher no principal cargo do país influencia a maneira como as pessoas passam a ver as mulheres nos espaços de poder e da política; legitima essa participação política. Ao compor um Ministério com um número expressivo de mulheres, a presidenta Dilma desafiou e questionou o preconceito e a prática social recorrente de se nomear homens para ocupar os cargos políticos mais importantes.

O Parlamento funciona como seleção de quadros para o Executivo e vice-versa. A seleção de quadros para a disputa parlamentar se faz nos movimentos sociais, nas entidades representativas e também no Executivo. Ou seja, a dirigente de uma secretaria de Estado, por exemplo, acumula legitimidade para uma disputa partidária. Portanto, o aumento das mulheres nos cargos executivos torna possível o aumento de mulheres em cargos públicos, mas isso não é automático.

Hoje, temos mais porta-vozes, estamos mais representadas e, portanto, a condição é favorável para a alteração das relações políticas entre mulheres e homens. Mas, para influenciarmos na cultura política dominante, precisamos agir de forma refletida, acompanhar os debates dos direitos das mulheres, atuar a partir de um programa político, de um plano de ação, de uma perspectiva de mudança e não da absorção das relações tradicionais.

Além disso, a reforma política é fundamental para o desenvolvimento político e partidário do país. É preciso uma reforma com reestruturação do processo de escolha de candidatos/as e de financiamento de campanhas. O financiamento público trará mudanças significativas para as condições de disputa eleitoral no que se refere à mulheres.  Essas mudanças não acontecerão somente com atuação da bancada feminina no congresso, será necessária muita pressão social.” 

Para contato com a entrevistada:
Tatau Godinho
– socióloga e assessora parlamentar na Assembléia Legislativa/SP; integra a Marcha Mundial das Mulheres
Brasília/DF
Tel.: (61) 3411-4278 / 3411-4236

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas