PRE-SP reúne ativistas negros para discutir mapeamento da desigualdade racial na representação política institucional no Brasil

13 de julho, 2017

Maioria da população do país (54%), os negros são minoria na política. Dos 513 deputados federais, apenas 22 se declararam negros (veja aqui). A desigualdade racial, evidenciada na sub-representação dos negros na política, desde as câmaras municipais até o Congresso Nacional, será retratada em diversos graus e dimensões no Mapa da Desigualdade Racial, desenvolvido pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP).

(Procuradoria Regional Eleitoral/SP, 12/07/2017 – Acesse no site de origem)

A PRE-SP reuniu hoje (12/7) ativistas negros para discutir o aprimoramento da metologia para a criação dessa ferramenta que mostrará a desigualdade racial na política, principalmente detalhando essa realidade nos municípios. Isso está sendo feito basicamente por meio de cruzamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mapa da Desigualdade Racial

A ideia é mostrar a representação dos negros nas câmaras municipais, assembleias legislativas, no Congresso Nacional e nos cargos executivos, uma iniciativa aplaudida pelos ativistas negros e de movimentos sociais que pretendem usar a ferramenta para subsidiar sua atuação no combate às desigualdades. A intenção deles é que seja uma ferramenta mobilizadora, seja na formulação de políticas públicas, mudança da legislação eleitoral ou reforma política.

Por que o mapa? O procurador regional eleitoral Luiz Carlos Gonçalves responde: “Porque a desigualdade racial é um tema de pouca visibilidade no campo eleitoral e o mapa chama a atenção para essa questão”.

A barreira para combater a sub-representatividade dos negros na política começa nos próprios partidos que praticamente ignoraram convite feito pela PRE-SP para participar da reunião de hoje, o que reforça a avaliação do procurador de que é precisa tratar desse assunto de forma sistemática.

Por que essa questão é importante? A ativista Maria Aparecida Pinto diz que o deficit de representação dos negros na política significa que estes não terão participação efetiva na formulação de leis e políticas públicas que possam combater as disparidades não apenas na política, mas em todas outras dimensões. “Nesse ritmo, vamos patinar por mais 400 anos”, afirma.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas