Seminário Uma Vida Sem Violência – um direito de todas as mulheres! – São Paulo/SP, 07/05/2019

02 de maio, 2019

A violência contra as mulheres se constitui como uma grave violação aos direitos humanos e um sério problema de saúde pública. Segundo a ONU, o Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Além dos terríveis danos físicos e psicológicos que acometem as mulheres diretamente e o seu círculo familiar, a violência ocasiona também prejuízos de ordem econômica e social. A violência têm sido um grande obstáculo para a manutenção da vida das mulheres, especialmente, no caso das mulheres negras.

De acordo com os dados estatísticos, este subgrupo possui maior vulnerabilidade social para vivenciar casos de agressão física, violência sexual, e até mesmo, o feminicídio. Ou seja, o fenômeno da violência de gênero é significativamente impactado pelo racismo e vice-versa.

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), com o apoio do Instituto Avon, realiza o “Seminário – Uma vida sem violência: um direito de todas as mulheres. Enfrentando o racismo na saúde, o sexismo e outras formas de intolerância”, que já passou por Salavador, Porto Alegre, Belém, Cuiabá (dia 17/04) e agora se encerra em São Paulo. Com o objetivo de sensibilizar e capacitar diferentes atrizes e atores sociais estratégicos, como profissionais de saúde, poder público, sociedade civil, etc; para o enfrentamento do fenômeno da violência doméstica, o projeto trás uma visão interseccional para pensar dentro de uma abordagem inédita no debate público.

Venha fazer parte dessa jornada.

Seminário – Uma vida sem violência: um direito de todas as mulheres! Enfrentando o racismo na saúde, o sexismo e outras formas de intolerância

Quando: 07 de maio – 09:00 – 18:00

Local: Secretaria Estadual de Educação – Auditório Fernando Azevedo. Praça da República, 53 – República

Inscrições aqui

Programação

9h – Abertura

Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de São Paulo

Instituto AVON

CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

09:30 – Lançamento do prêmio Edna Muniz

10:00 às 13:00 – Painel: Violência contra as mulheres e o impacto do racismo na saúde: desafios na saúde e na rede de enfrentamento.

Prof.ª Drª Cida Bento – Diretora Executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; Fellow da Ashoka; Consultora no Projeto “Valorização da Diversidade” da FEBRABAN; Eleita Líder Social no “Fórum de Líderes Sociais e Empresariais” da Gazeta Mercantil (2002); Líder Avina; Reconhecimento pela Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo e Cidadã da Cidade de ATLANTA (EUA – 1991).

Jaqueline de Oliveira – Mestre em Comunicação pela Anhembi Morumbi, com especialização em Gestão de Projetos. Atua há sete anos na administração municipal de São Paulo, atualmente dirigindo a Divisão de Promoção de Ética da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) – área estruturante da Controladoria Geral do Município (CGM).

Profª. Drª. Maria Inês Barbosa – Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, possuí especialização em Foundation Course And Specialization Course On Med pela Federal Government of The Republic of Austria; tendo experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, com foco nos seguintes temas: racismo, saúde, exclusão e mortalidade da população negra.

Mafoane Odara – Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, é pesquisadora e especialista nas áreas de juventude, saúde, gênero e raça. Coordena a área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon, integrando a Rede pela Diversidade da Avon. Dedica-se ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e serviços públicos relacionados ao enfrentamento das violências de gênero e das desigualdades, com ênfase às relações étnico-raciais e ao fortalecimento das mulheres na política institucional.

Marcia Valéria Pereira – Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Pós-graduada em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente é efetivo da Prefeitura de São Paulo, atuando no Consultório de Rua da Coordenadoria Regional de Saúde – Centro.

Mediação

Giselle dos Anjos Santos – Mestre em Estudos de Gênero e Teoria Feminista na Universidade Federal da Bahia e doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui especialidade nos seguintes temas: mulheres negras; relações de gênero e raça; teoria do feminismo negro; sociedade cubana; lei 10.639/03; educação para as relações étnico-raciais e de gênero.

Almoço

14:00 ás 18:00

Oficinas e Grupos de Trabalho

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas