(Terra, 16/06/2015) Apesar de outras terem passado pela experiência também, ela é ainda hoje a única a fazer voo solo
Em 16 de junho de 1963, a russa Vladimirovna Tereshkova tornou-se a primeira mulher do mundo a ir para o espaço. Aos 26 anos, valentia e coragem não faltaram a ela, que foi transformada em heroína nacional após o sucesso de sua missão. Aliás, ainda hoje, continua sendo a única mulher a fazer voo solo.
Leia mais: Menina de 11 anos cria clube para ensinar programação a outras garotas (Info Notícias, 26/03/2015)
Valentina voou na Vostok VI, lançada de Baikonur há exatos 52 anos, nesta terça-feira. Ela completou 48 órbitas ao redor do planeta, em um total de 71 horas de voo. Após pousar na Terra, em 19 de junho, ela relatou ter sentido bastante desconforto, como náuseas e vômitos, mas continuou a missão. O seu sinal de chamada na Vostok VI, quando ela dizia “Chaika” (que significa “gaivota”), tornou-se seu apelido entre o povo soviético.
Antes da partida teria citado o poeta Mayakovsky: “Ei, céu, tire o seu chapéu!” A frase original seria um pouco diferente: “Ei, você! Céu! Retire o seu chapéu! Eu estou chegando!”
A russa recebeu diversas condecorações, tais como o batizado de uma cratera na Lua e um asteroide, o 1671 Tchaika10. Além disso, recebeu o titulo de “A maior mulher do Século XX”, teve seu nome cravado na Calçada da Fama dos Cosmonautas e inspirou o nome de monumentos, ruas na Rússia, escolas, um museu, filmes, musicas, moedas e selos comemorativos.
Depois de Valentina Vladimirovna Tereshkova, outras 58 mulheres astronautas foram ao espaço. Veja algumas dessas valentes que foram pioneiras de seus países ao orbitarem a Terra.
Acesse no site de origem: Há 52 anos, 1ª mulher astronauta ia ao espaço: veja exemplos (Terra, 16/06/2015)