(Portal SPM) Cerca de 900 meninas e jovens, estudantes do ensino médio, serão envolvidas em projetos para conhecer a robótica, engenharia de software, tecnologia, química entre outras. A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em parceria com a Petrobras, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a missão de despertar nas educandas o interesse por carreiras nas áreas de ciências exatas, engenharia e computação.
 
Serão concedidas bolsas para as estudantes, seus professores ou professoras e cientistas de universidades e centros de estudos e pesquisas. A ideia é cobrir toda a cadeia de aprendizado para facilitar o aumento do interesse das mulheres por essas carreiras. Os investimentos em 2014 são da ordem de R$ 10,9 milhões nas concessões de bolsas e custos operacionais. As autoras e autores têm 14 meses para executar os projetos selecionados.
 
A chamada pública ‘Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação’, divulgada em 2013, selecionou 325 projetos do total de 528 apresentados, abrangendo educadores, meninas e jovens de 25 estados e do Distrito Federal. Essa é uma iniciativa que pode acelerar o ritmo de inclusão das mulheres em profissões científicas e nas áreas de ciências exatas.
 
“As mulheres são maioria entre o público que ingressa em cursos universitários, mas poucas optam por engenharias, física, matemática e computação”, afirma a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares. Elas representam apenas 5,1% das matrículas nas áreas de engenharia e 3,7% nas áreas de física, matemática e ciências da terra, segundo levantamento de 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
 
Papel da sociedade – No programa ‘Ciência sem Fronteira’ – estratégico para o governo federal, pois amplia a oferta de profissionais em ciências e tecnologia – a situação se repete. Embora as mulheres sejam 45% das bolsistas em pós-graduação de todas as categorias do programa, estão concentradas em ciências biológicas e da saúde.
 
Vera Soares declara que a escolha da profissão pelo sexo feminino obedece ao papel definido pela sociedade. “As explicações para esta realidade são que é mais fácil para as mulheres fazerem escolhas que a sociedade já define como um lugar de mulher – cuidadora dos seres humanos e da família”. Atualmente, acrescenta, as jovens e mulheres estão concentradas em ciências humanas e sociais e determinadas áreas das ciências da vida. “Com essa iniciativa queremos mostrar às meninas e jovens que elas são capazes e podem atuar como engenheiras, matemáticas”, sugere Soares.
 
A secretária da SPM observa que esse não é um problema só do Brasil, mas mundial. Para corrigir essas discrepâncias vários países adotam programas que incentivam as novas gerações de mulheres a fazerem escolhas profissionais nas áreas científicas e tecnológicas.

Ciências da Engenharias Ciências Exatas e Ciências
Computação da Terra Biológicas e da Saúde
Fonte – Programa Ciência Sem Fronteiras, dados CNPQ, janeiro de 2013

| UF | nº de bolsas | TOTAL | 
| AL | 14 | 528.482,00 | 
| AM | 5 | 169.181,00 | 
| AP | 3 | 89.789,32 | 
| BA | 9 | 275.736,03 | 
| CE | 17 | 568.469,39 | 
| DF | 19 | 682.537,67 | 
| ES | 12 | 388.401,00 | 
| GO | 15 | 486.490,00 | 
| MA | 4 | 133.738,09 | 
| MG | 22 | 752.518,85 | 
| MS | 6 | 193.796,42 | 
| MT | 3 | 93.606,00 | 
| PA | 12 | 414.921,80 | 
| PB | 21 | 651.272,51 | 
| PE | 5 | 162.762,00 | 
| PI | 7 | 211.893,30 | 
| PR | 17 | 549.428,62 | 
| RJ | 8 | 264.632,00 | 
| RN | 12 | 403.806,45 | 
| RO | 2 | 70.171,62 | 
| RS | 40 | 1.372.790,17 | 
| SC | 25 | 885.553,83 | 
| SE | 5 | 184.344,00 | 
| SP | 41 | 1.419.739,36 | 
| TO | 1 | 37.196,00 | 
| TOTAL | 325 | 10.991.257,43 | 
Acesse o PDF: SPM investe R$ 10,9 milhões para inserção das mulheres nas áreas de ciências exatas (Portal SPM – 23/01/2014)
 
     
                     
                     
                    