Alternativas de locomoção e racismo na mobilidade das mulheres – uma conversa com Jô Pereira

491
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Segundo episódio da série Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade, do Patrícia Galvão Podcast, recebe a pesquisadora e cicloativista Jô Pereira

(Agência Patrícia Galvão | 17/03/2022)

Formas de locomoção para driblar a insegurança nos deslocamentos das mulheres, considerando a estrutura machista e racista da mobilidade pública, são temas analisados no segundo episódio da série Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade, do Patrícia Galvão Podcast, que recebe a pesquisadora e cicloativista Jô Pereira. Segundo ela, “nós, mulheres, ainda somos as que mais sofremos dentro da mobilidade. Sofremos com medo nos deslocamentos, com os assédios, com a falta de segurança que também está infringida na segurança viária, pública. E isso também passa pelo lugar do deslocamento com a bicicleta”. 

A especialista analisa, ainda, como o racismo se apresenta também durante os trajetos da população negra. “O espaço público para as pessoas negras, principalmente para as mulheres, ainda é um lugar que traz medo. O tempo todo esses corpos negros são alvos, as mulheres são suspeitas, agredidas. Os corpos femininos negros são hipersexualizados, e esse assédio acontece ainda com mais ‘normalidade’, de forma bem violenta, do que em corpos de mulheres não-negras”.

Conheça a convidada:

Jô Pereira é educadora física, pós-graduada em Arte Integrativa. Profissional em dança,  desenvolvedora e pesquisadora de mobilidade urbana ativa com enfoque em territórios periféricos, gênero, raça/etnia. É diretora-fundadora do Pedal na Quebrada, idealizadora e desenvolvedora dos Mapa Pedal Afetivo, Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa, e diretora financeira da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. Atua também como escritora participante do livro Mobilidade Antirracista (Fundação Rosa Luxemburgo, 2021), e do  grupo de estudos Rede Mobilidade Periferias, da Unifesp, Zona Leste de São Paulo. 

Série Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade

O episódio “Alternativas de locomoção e racismo na mobilidade das mulheres – uma conversa com Jô Pereira”, do Patrícia Galvão Podcast, está disponível nas principais plataformas digitais de áudio e também no canal da Agência Patrícia Galvão no Youtube. O objetivo desta série é debater os dados da pesquisa Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva, com apoio da Uber e apoio técnico e institucional da ONU Mulheres, em outubro de 2021. Saiba mais sobre a pesquisa

Confira os episódios:

 

Compartilhar: