05/07/2010 – Pesquisas mostram que petista perde no eleitorado feminino (Estadão)

05 de julho, 2010

(O Estado de S. Paulo) O jornalista José Roberto de Toledo assina matéria em que analisa as diferenças entre as intenções de voto de homens e mulheres captadas pela mais recente pesquisa Ibope.

Até agora a presidenciável Dilma Rousseff (PT) tem 10 pontos a menos no eleitorado feminino, comparando-se ao masculino: 34%, contra 44%. Já na pesquisa do Datafolha, a diferença chega a 16 pontos porcentuais: 46% a 30%.

Por outro lado, com o candidato José Serra (PSDB) ocorre o oposto. Na pesquisa Ibope, Serra ganha de Dilma no voto feminino por 41% a 34%, e perde entre os homens por 36% a 44%. Na média, os dois candidatos empatam em 39%. Já Marina Silva (PV) está mais equilibrada: tem 10% no eleitorado masculino e 9% no feminino.

Toledo procura explicar esses números a partir das diferenças de perfil e de comportamento entre eleitores e eleitoras que aparecem nos cruzamentos da pesquisa Ibope:

“Embora o grau de satisfação seja alto, as mulheres estão ligeiramente mais insatisfeitas com a vida do que os homens: 19% a 15%. Isso se reflete na opinião delas sobre o governo Lula. A aprovação, embora muito alta, é 6 pontos menor que entre os homens.

Em comparação ao eleitorado masculino, mais eleitoras demoram a escolher seu candidato. Há 41% de indecisas, na pergunta de intenção de voto espontânea, contra apenas 31% entre os homens, segundo o Ibope. Isso atrapalha Dilma. Ela empata com Serra no eleitorado feminino (17% a 18%) e abre vantagem no masculino (27% a 17%).

Na simulação de 2.º turno, Serra também vence entre as mulheres (46% a 39%) e Dilma vai melhor do que o tucano entre os homens: 48% a 39%.

Quais seriam as razões dessas diferenças de comportamento eleitoral entre os sexos? A resposta parece estar mais no desconhecimento de Dilma por parte do eleitorado feminino do que em uma maior rejeição das mulheres à sua candidatura. É 50% maior o grau de desconhecimento de Dilma entre as mulheres do que entre os homens (12% a 8%).

Para Serra essa diferença praticamente não existe. Na rejeição a Dilma, a diferença é estatisticamente desprezível: 24% (mulheres), contra 22% (homens). Para Serra esses porcentuais são de, respectivamente, 23% a 29%.

O desconhecimento maior de Dilma entre as mulheres é consistente com a proporção de eleitores que dizem ter visto alguma propaganda política nas últimas duas semanas. Entre os do sexo feminino, 34% dizem ter visto comerciais ou programas de Serra, ante só 25% que viram os de Dilma. Entre os homens há um empate técnico: 32% viram a propaganda de Serra e 29%, a de Dilma.”

Acesse na íntegra: Pesquisas mostram que petista perde no eleitorado feminino (O Estado de S. Paulo – 05/07/2010)

Leia também:
04/07/2010 – Ibope confirma Serra e Dilma empatados às vésperas da largada (Estadão)
Datafolha indica empate entre Serra e Dilma (Folha de S.Paulo – 02 e 03/07/2010)
Opinião: O poder do voto feminino – por Fátima Pacheco Jordão

Intenções de voto por sexo

Estratificação

Homens

Mulheres

Datafolha

maio

julho

maio

julho

José Serra (PSDB)

36%

34%

38%

45%

Dilma Rousseff (PT)

42%

46%

33%

30%

Fonte: Datafolha: maio e julho/2010.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas