05/11/2010 – Participação feminina na política é de 9,4 %, inferior à da Argentina (Estadão)

05 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Apesar da vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais, o Brasil registra um baixo porcentual de mulheres com mandato político. Do total de vagas, apenas 9,4% são ocupadas por mulheres, um índice bem inferior ao apresentado, por exemplo, pela Argentina, que tem 39,8%, como mostra o Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado pela Organização das Nações Unidas.

O baixo desempenho no quesito “participação das mulheres na política” é um dos responsáveis pela má colocação brasileira no ranking preparado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que avalia a situação de desigualdade entre homens e mulheres. Se fosse considerado somente esse índice, a classificação do Brasil cairia oito pontos: em vez de 73º lugar, o país estaria em 80º.

Além da participação política, são também avaliados dados como mortalidade materna, fertilidade durante a adolescência, a participação no mercado de trabalho e porcentual da população que completou, pelo menos, a educação secundária. Desses quesitos, taxa de mortalidade materna e fertilidade na adolescência são os que mais pesam para a queda de classificação no Brasil.
pnudbrasil041110_idg600

Fonte: Pnud, RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano) 2010.

Mortalidade materna e fertilidade na adolescência tornam Brasil mais desigual para as mulheres

Estudos mostram que 110 mulheres a cada 100 mil nascidos vivos morrem no Brasil por complicações do parto. O índice é 18 vezes maior do que o do 1º colocado no Índice de Desigualdade de Gênero, os Países Baixos: 6 mortes a cada 100 mil nv.

Essa diferença se repete nas taxas de gravidez na adolescência. A cada 100 mil jovens com idades entre 15 e 19 anos, 75,6 engravidam no Brasil, um número que é quase 20 vezes maior do que o registrado nos Países Baixos, que é de 3,8.

Acesse na íntegra: Participação feminina na política é de 9,4 %, inferior à da Argentina (O Estado de S. Paulo – 05/11/2010)

Leia também:
Desigualdade de gênero impõe perdas ao país (O Globo – 05/11/2010)
Pnud lança índice de disparidade de gênero (Pnud Brasil – 04/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas