24/04/2010 – Dilma quer se lançar candidata a “presidenta”

25 de abril, 2010

A coordenação da campanha de Dilma Rousseff passou a chamar a petista candidata a “presidenta”. Na avaliação do Partido dos Trabalhadores, o termo feminino pode marcar um diferencial da candidatura, mas reconhece que ainda é preciso ter certeza de que esse uso não causará estranheza.

Procurados pela reportagem da Folha de S.Paulo, os especialistas concordam que o uso é correto, mas mostram-se divididos quanto à necessidade ou a um eventual impacto positivo.

A consultora de português do Grupo Folha-UOL, Thaís Nicoleti, declarou que as palavras “presidente” e “presidenta” estão corretas, “mas a forma feminina é pouco usada”.

Para o professor de português Pasquale Cipro Neto, os dicionários dão a palavra “presidenta” como forma possível, não obrigatória. “Talvez a ‘exigência’ decorra do politicamente correto”, diz ele.

Já Maria Helena de Moura Neves, professora da Universidade Mackenzie e da Unesp, concorda que não é necessário usar “presidenta”, mas considera que, do ponto de vista da campanha, “faz sentido, porque valoriza o fato de o PT estar lançando uma mulher à Presidência”.

Para Regina Dalcastagnè, professora da UnB, é impossível saber se isso terá impacto eleitoral positivo, mas diz que a questão “é política em sentido amplo, pois marca a presença do feminino e rompe com a uniformização na língua, sempre no masculino”.

Também da UnB, Susana Moreira de Lima diz que “o correto é usar ‘presidenta’, pois é a palavra registrada para designar a mulher que preside”: “A discussão é saudável, porque traz a questão do machismo na linguagem”, afirma a professora.

Veja a matéria na íntegra: Dilma copia ex-presidente chilena e quer se lançar candidata a “presidenta” (Folha de S.Paulo – 24/04/2010)

Leia também:

10/04/2010 – O voto das mulheres, por Fernando Rodrigues

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas