16/04/2010 – De que adianta proibir as pulseiras do sexo?, por Ruth de Aquino

17 de abril, 2010

Ruth de Aquino, diretora da sucursal da revista Época no Rio de Janeiro, postou em seu blog alguns comentários sobre a polêmica acerca da proibição das pulseiras de silicone.

“Mais um bode que se tira da sala… de aula. As pulseirinhas coloridas de silicone que sugerem o desejo de abraçar, beijar e fazer sexo estão proibidas nas escolas de várias cidades do Brasil. Prefeitos, juízes, secretários de Educação e deputados abriram guerra contra o adereço. Argumentam que a moda da pulseirinha incita ao abuso e ao estupro. A pergunta é: adianta? Ou o veto desmascara o óbvio? Adultos – pais e professores – não têm mais ideia de como educar sexualmente crianças e adolescentes.”

“O sexo hoje está escancarado, ao vivo e em cores, na tela dos computadores da criançada. Pais e escolas perderam totalmente o controle. Pré-adolescentes ‘aprendem’ maneiras vis de encarar e praticar o sexo. Pedófilos encontram na rede vítimas que se apresentam a suas taras. Meninas de 10 a 15 anos postam no Orkut fotos sensuais, detalhes do corpo. Sem que a família saiba. Como preparar os filhos e os estudantes para um mundo em que o sexo se confunde cada vez mais com a pornografia?”

“Se pais, professores e políticos aproveitassem o recado das pulseiras para agir direito, não pagariam o mico de vetar ‘adereços que expressem insinuações sexuais’ (como está escrito no Diário Oficial do Rio). Vamos então banir transparências, minissaias, decotes, tudo o que transmita a sensualidade das meninas mulheres. Ou é melhor parar para pensar como essa medida é inócua? Proibir dentro da escola, onde estupros são quase inexistentes, não vai livrar as meninas do risco de abusos por usar as pulseirinhas. O veto é um recurso autoritário para a sociedade se livrar de sua responsabilidade. De alertar, educar, conversar. O que é clandestino desperta mais interesse dos jovens.”

“Como escreveu a menina Mayara em linguagem de Orkut: ‘Eu acho qisso naum tem nada ver’. Se as pulseiras não são inocentes, nós, como sociedade, somos menos ainda.”

Acesse o post no blog de Ruth de Aquino: De que adianta proibir as pulseiras do sexo? (Época – 16/04/2010)

Saiba mais sobre a polêmica:
Proibição da ‘pulseira do sexo’ gera polêmica (Portal G1 – 04/04/2010)
Pulseira é desculpa para crime, diz psicóloga / 
Polícia do AM pede proibição do uso de acessório (Folha de S.Paulo – 06/04/2010)

Leia também:
16/04/2010 – De que adianta proibir as pulseiras do sexo?
15/04/2010 – Sexo para consumo, por Rosely Sayão
15/04/2010 – As pulseiras do sexo, por Contardo Calligaris

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas