Ministério das Mulheres antecipa reestruturação do Ligue 180 para atender denúncias de Carnaval

16 de fevereiro, 2023 Marie Claire Por Redação

Dando início ao fortalecimento do serviço gratuito de denúncias, acolhimento de mulheres e encaminhamento de denúncias, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves incluiu na base de dados da legislação do canal conceitos como consentimento, stalking, importunação sexual e estupro de vulnerável

O Ministério das Mulheres anunciou nesta quarta-feira (15) que antecipou a reestruturação do Ligue 180, serviço telefônico gratuito que orienta mulheres vítimas de violência de gênero e faz encaminhamento de denúncias. A ação foi antecedida para atender às ocorrências de Carnaval, momento em que há aumento nas buscas por informações sobre violência sexual. Desde sua posse, a ministra Cida Gonçalves destacava que fortalecimento da Central de Atendimento à Mulher era uma de suas ações prioritárias à frente da pasta.

“Nosso objetivo é retomar o objetivo de criação do Ligue 180 como um canal de orientação e acolhimento das mulheres, e não apenas de denúncias”, diz a ministra em nota enviada a Marie Claire.

Uma das primeiras ações realizadas pela pasta foi a atualização da base de dados sobre a legislação e informações do canal. Foram incluídos termos que denominam diferentes tipos de violência de gênero, incluindo conceitos como consentimento, estupro de vulnerável, importunação sexual, violência sexual mediante fraude, estupro corretivo e stalking — que denomina os crimes de perseguição, ato considerado crime desde 2021.

Os termos destacados estão relacionados a crimes que demonstram aumento de ocorrências durante o período de Carnaval. “Ao ligarem para o 180, especialmente agora no Carnaval, as mulheres precisam ter informações e orientações adequadas sobre as violências que estão passando para que possam buscar e acessar a rede de serviços o mais rápido possível”, explica Denise Motta Dau, secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas