27/10/2011 – Reportagem sobre violência congestiona o serviço Ligue 180

27 de outubro, 2011

(SPM) A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) destaca o importante papel da mídia na divulgação e conscientização da população sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Na terça-feira, 25, após o Jornal Hoje, da Rede Globo, veicular a reportagem ‘Maridos são os principais agressores em casos de violência contra a mulher’, divulgando o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, a procura pelo serviço teve um aumento inesperado. Houve congestionamento nas linhas e o tempo médio de espera aumentou de seis para 23 segundos; já  o tempo médio de atendimento passou de 10 para 40 minutos.

Na reportagem do telejornal, aparecem trechos da novela Fina Estampa, em que a personagem Celeste é constantemente agredida pelo marido e se mantém calada. Aparecem também depoimentos de uma vítima que passou seis anos sofrendo maus-tratos do marido e optou apenas pela separação e não denunciou o agressor. Depois de algum tempo eles se encontraram e o ex-marido voltou a agredi-la. A reportagem trouxe ainda a opinião de especialistas sobre o assunto, divulgou o serviço Ligue 180 e orientou as mulheres a fazerem a denúncia numa delegacia mais próxima.
“A situação fictícia vivida por Celeste representa uma dura realidade vivida por muitas brasileiras que levam, em média, 10 anos para tomar coragem e romper o ciclo de violência”, diz a coordenadora da Central de Atendimento à Mulher, Jadilza Araújo, que confirma que, quando há a divulgação do 180 nos veículos de comunicação de massa, como a televisão, as ligações para a Central crescem substancialmente. “As pessoas precisam de informações  adequadas,  muitas só sabem que existe a Lei Maria da Penha, mas não conhecem as garantias  as medidas protetivas que ela estabelece”, afirma Jadilza, que acrescenta: “Os meios de comunicação podem colaborar e muito na disseminação desses serviços”.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas