A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luislinda Valois, foi uma das palestrantes no “3º Congresso Internacional de Educação, Segurança, Saúde e Igualdade Racial Lanceiros Negros: a Visão Atual dos Desafios e Perspectivas para o Povo Negro”, realizado no último dia 5/11 (sábado), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
(Seppir, 14/11/2016 – acesse no site de origem)
Durante o evento, a Secretária condenou o que chama de “holocausto da juventude negra” e pregou “luta com união”. Luislinda lembrou, ainda, que os negros são a maioria da população brasileira, e devem alcançar locais privilegiados. “Estamos em busca dos espaços de poder”, afirmou.
Leia mais:
Unesco marca Dia Internacional da Tolerância combatendo isolacionismo (Rádio ONU, 16/11/2016)
Em breve, injúria racial poderá dar cadeia na África do Sul (O Estado de S. Paulo, 16/11/2016)
A titular da SEPPIR manifestou, também, sua posição contrária à redução da maioridade penal, que, segundo ela, vai atingir especialmente a juventude negra. Em contrapartida, ela posicionou-se favorável à criação do feriado nacional de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695.
Com caráter apartidário e sem fins lucrativos, o Congresso é uma iniciativa do Grupo Face de Ébano. De acordo com os responsáveis, a organização tem o objetivo de “reafirmar os espaços de igualdade e equidade da população afro-brasileira”.
Governo estadual
Durante a atividade, representantes do governo estadual apresentaram as ações realizadas. Entre elas, a expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) nos municípios. O Sistema, iniciativa do governo federal, constitui-se numa forma de organização e de articulação voltada a implementar um conjunto de políticas, com a finalidade de superar o racismo em todo o país.
Com informações da SJDH – RS