Fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen é expulso do próprio partido

20 de agosto, 2015

(O Globo, 20/08/2015) Medida segue série de brigas e processos disciplinares envolvendo o octogenário e a filha, Marine; ele promete lutar por volta 

O histórico e polêmico fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, foi expulso da principal legenda de extrema-direita francesa. A medida segue um longo confronto público entre ele e a filha, Marine, atual líder do partido.

“Le Pen será notificado em breve da decisão”, disse em comunicado a FN, que o expulsou em uma audiência de mais de três horas.

Aos 87 anos, o criador e ex-líder da legenda vinha passando por um a briga pública após voltar a fazer declarações públicas complacentes com os piores crimes cometidos pelo nazismo.

Ao insistir em voltar a se candidatar e não arredar pé das posturas polêmicas, começou a ser criticado pela filha, que iniciou um processo indisciplinar contra ele após o pai ironizar a nova geração da sigla.

Em pronunciamento na TV, Jean-Marie se disse “ultrajado, colocado em uma armadilha e vítima de uma emboscada”.

— Atacarei de volta com as autoridades judiciais competentes. Marine Le Pen despreza a justiça mais uma vez. Foi muito complicado sofrer este baque do esquadrão de fogo após ter passado tanto tempo sem cometer qualquer irregularidade.

Desde 2011 à frente da FN, Marine Le Pen tem angariado cada vez mais apoiadores ao manter um firme discurso anti-imigração, mas se afastando do antissemitismo e do racismo. A separação do pai vem irritando a velha guarda do partido, que foi alvo de sanções disciplinares por declarações radicais.

No domingo, Jean-Marie disse que não votará na filha para as eleições presidenciais de 2017. Ele já havia garantido que apoiaria a neta, Marion, em eleições regionais.

Acesse o PDF: Fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen é expulso do próprio partido (O Globo, 20/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas