Universa lança manual de conduta para cobertura de violência contra mulher

Compartilhar:
image_pdfPDF

Como abordar familiares de uma vítima de feminicídio durante a apuração de uma reportagem? Que foto usar em matérias sobre denúncias de assédio sexual? Como evitar que uma mulher reviva um trauma durante uma entrevista? Questionamentos como esses fazem parte do cotidiano da redação de Universa desde o lançamento da plataforma feminina do UOL, em 2018.

(Universa/UOL | 25/11/2020)

Desde a criação da Lei Maria da Penha, em 2006, cada vez mais veículos de imprensa se debruçam sobre o tema. Imaginando que também devam passar pela cabeça de todo jornalista os mesmos dilemas de nossas repórteres, que se preocupam diariamente em tratar da maneira mais digna e sensível as vítimas e familiares deste cenário trágico, elaboramos o “Manual Universa para Jornalistas: Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher”. Neste guia que lançamos hoje, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, Universa apresenta uma série de normas de conduta para a cobertura de crimes de gênero – da conversa inicial com as vítimas às melhores palavras e nomenclaturas .

Onde posso encontrá-lo? “Manual Universa para Jornalistas: Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher” pode ser baixado gratuitamente. Acesse e compartilhe.

Acesse essa matéria na íntegra no site de origem

Leia também: Para entidades feministas, Manual Universa será aliado contra o feminicídio (Universa/UOL | 25/11/2020)

Compartilhar: