Ministério da Justiça lança operação para aprimorar sistema de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

18 de agosto, 2021

Operação batizada de Maria da Penha tem participação das polícias civis e militares de todos estados e do DF. Entre ações anunciadas, estão a capacitação dos servidores que atendem ligações de emergência pelo telefone 190.

(G1 | 18/08/2021 | Por Wellington Hanna, TV Globo)

Ministério da Justiça anunciou, nesta quarta-feira (18), uma operação para aprimorar o sistema de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil. A operação, batizada de Maria da Penha, tem a participação das polícias civis e militares de todos os estados do país e do Distrito Federal.

Entre as ações anunciadas pelo ministério, estão a capacitação dos servidores que atendem as ligações de emergência pelo telefone 190. Segundo a pasta, “haverá a padronização do atendimento e a criação de um protocolo de atendimento à ocorrência policial de violência doméstica e familiar contra a mulher”.

Também será criada uma força-tarefa para auxiliar oficiais de justiça no cumprimento de notificações de agressores, cujas vítimas buscam medidas protetivas. As ações vão acontecer entre os dias 20 de agosto e 20 de setembro e os dados da operação serão utilizados para a formulação de políticas públicas e para melhoria do atendimento, explica a pasta.

“O objetivo é qualificar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas, além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões”, diz o Ministério da Justiça.”

Acesse a matéria completa no site de origem

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas