O livro é produto de mais de dez anos de pesquisas do InternetLab sobre violência de gênero no digital.
Lançada em 2023, “Misoginia na Internet” (Editora Fósforo) é uma obra que articula o campo das políticas da internet, dos estudos de gênero e do direito na busca de um entendimento sobre as legislações que procuram coibir a violência de gênero na internet. O livro é produto de mais de dez anos de pesquisas do InternetLab sobre violência de gênero no digital.
De autoria da diretora associada do InternetLab, Mariana Valente, com o apoio do International Development Research Centre, a obra agora se encontra disponível para acesso aberto, sob licença Creative Commons CC BY-SA 4.0 (link para baixar ao final do texto).
O livro parte da análise de casos emblemáticos envolvendo a divulgação não consentida de imagens íntimas, assédio no ambiente digital e campanhas de violência online contra mulheres para discutir como o Congresso, os tribunais e a sociedade responderam à misoginia no Brasil ao longo dos anos, e como esse debate cresceu e multiplicou apesar do avanço concomitante do conservadorismo e da própria violência no ambiente digital. Histórias como a da jornalista Rose Leonel, da professora Lola Aronovich, e da atriz Carolina Dieckmann misturam-se com as de milhares de outras mulheres, anônimas e públicas, e tecem a narrativa das disputas políticas, econômicas e tecnológicas que foram sendo travadas por meio do direito. O resultado é um retrato da centralidade da misoginia online nos recentes desenvolvimentos políticos e nos avanços e fracassos da lei em responder ao problema a partir de uma perspetiva interseccional.
Acesse este link para ler e baixar o livro.