Uma em cada seis mulheres já ouviu comentários de conotação sexual enquanto amamentava em público

06 de agosto, 2020

Pesquisa feita no Reino Unido revela que um quarto das mulheres entrevistadas foi incomodada por estranhos enquanto alimentava seu bebê em locais públicos

(O Globo/Celina | 06/08/2020 | Acesse a matéria no site de origem)

Uma em cada seis mulheres recebeu “atenção sexual indesejada” enquanto amamentava em público, de acordo com uma nova pesquisa feita no Reino Unido. O levantamento conduzido pela marca de produtos para bebês Tommee Tippee mostrou que mais de um quarto das mulheres (26%) entrevistadas disseram ter sido incomodadas por estranhos durante a amamentação. Além disso, 27% tiveram que ouvir de um estranho que deveriam “alimentar seu bebê em outro lugar” e uma em cada dez foi instruída a deixar o estabelecimento onde estava ou cobrir o corpo. Outros 8% disseram ter ouvido comentários de conotação sexual enquanto amamentavam.

As mulheres entrevistadas também disseram que esses julgamentos têm um impacto sobre o quão confiantes elas se sentem em relação à amamentação em público, com 37% dizendo que se sentem tão constrangidas em fazer isso que muitas vezes interrompem ou encurtam viagens e passeios para garantir que possam alimentar seus bebês em locais privados.

— Para a maioria das mães, as primeiras semanas são geralmente passadas em casa, enquanto a mãe e o bebê lidam com a amamentação. No entanto, chega um momento em que é hora de se aventurar no mundo e isso geralmente significa amamentar em público. Para qualquer nova mãe que se sinta nervosa com isso, lembre-se de que o importante é atender às necessidades de seu bebê — disse ao “Independent” a parteira sênior Louise Broadbridge.

— Uma das coisas mais valiosas que os futuros pais podem fazer na preparação para a amamentação é obter um conhecimento realmente sólido de como a amamentação funciona. Compreender como o volume de leite pode ser maximizado e os problemas de trava evitados farão toda a diferença na sua jornada de amamentação — afirmou Nicola Wallace, porta-voz de Tommee Tippee, acrescentando que a pesquisa revelou quanto tabu as pessoas ainda atribuem à amamentação.

— Esta pesquisa revela quanto estigma ainda existe em relação à amamentação no Reino Unido.

A decisão de amamentar é muito pessoal e também suscetível de atrair opiniões de amigos e familiares. Mas você e seu bebê são únicos, por isso, confie nos seus instintos e faça o que é certo para os dois — acrescentou.O mês de agosto, chamado de “Agosto Dourado”, é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações se concentram na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto, e que, neste ano, faz referência à importância da amamentação para um planeta mais saudável.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas