39% das mulheres mortas em casa foram vítimas de arma de fogo, diz Sou da Paz

11 de março, 2024 g1 Por Fábio Santos

Pesquisa com dados de 2022 divulgada na sexta (8) revela ainda que em 35% das agressões não letais no lar o agressor havia consumido álcool.

39% dos assassinatos de mulheres dentro de casa em 2022 foram cometidos com arma de fogo, segundo estudo do Instituto Sou da Paz divulgado na sexta-feira (8).

Além disso, 43% das agressões não letais a mulheres com uso de arma de fogo foram cometidas por pessoas que têm proximidade com a vítima, como parceiros, amigos, conhecidos ou familiares.

Para o instituto, a facilitação do acesso a armas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) não levou em conta esses dados.

Enquanto o afrouxamento da política de controle de armas, vigente entre 2019 e 2022 no governo Bolsonaro, permitiu o aumento desses artefatos nas casas tendo como principais argumentos a falácia de que supririam lacunas da segurança pública ou a primazia da autonomia individual esse debate deixa de considerar que 39% dos homicídios de mulheres em casa foram cometidos com emprego de arma de fogo em 2022″, diz o instituto.

O estudo aponta ainda que, 1 em cada 4 casos de agressão não letal com arma de fogo contra mulheres, havia indícios de que o suspeito da agressão havia consumido álcool. Esse percentual sobe para 35% nos casos ocorridos dentro de casa.

Entre 2012 e 2022, em média, 4,4 mil mulheres foram assassinadas por Brasil por ano, segundo o Sou da Paz. As armas de fogo foram usadas em metade dos casos.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas