(ONU Mulheres) Desde o último dia 08 de julho, a Dra. Nadine Gasman, M.D., PH.D, é a nova Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil. A Dra. Gasman foi Diretora da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres para a América Latine e o Caribe. Ela se juntou às Nações Unidas como Representante do UNFPA na Guatemala em 2005, onde trabalhou com os governos local e nacional, organizações da sociedade civil e setor privado no avanço dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e Saúde Reprodutiva, bem como nas questões de gênero, população e desenvolvimento, sendo pioneira no trabalho UNFPA em relação às adolescentes indígenas.
Antes de entrar para as Nações Unidas, a Dra. Gasman foi diretora do IPAS México, uma ONG Internacional dedicada aos direitos sexuais e reprodutivos, onde prestava apoio ao governo no desenvolvimento dos Modelos Inclusivos Centralizados de Cuidados às vítimas/sobreviventes de abuso sexual e cuidados pós-aborto. Ela foi a chefe da equipe da Assembleia de Saúde da População, que produziu a Carta Régia de Saúde da População, um documento de base amplamente utilizado e traduzido em mais de cem línguas. A Dra. Gasman trabalhou em vários outros postos juntamente com os governos do México e da Nicarágua e foi fundadora e Diretora-Geral do Grupo Latino-Americano do Setor de Saúde (uma empresa de consultoria independente) onde realizou consultorias em mais de dezesseis países na América Latina e África para organizações nacionais, bilaterais e internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Banco Mundial, as Agências de Assistência dos Estados Unidos da América, Dinamarca e Suécia (USAID, Danida e SIDA) e a Comissão Europeia.
A Dra. Gasman é médica formada pela Universidade La Salle do México e possui nacionalidade mexicana e francesa, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Harvard e doutorado em Gerenciamento e Políticas da Saúde pela Universidade John Hopkins. A lista de documentos e relatórios publicados pela Dra. Gasman podem ser disponibilizados por meio de solicitações.
“É uma grande satisfação assumir este posto. Quero continuar trabalhando para garantir que mulheres e meninas possam viver uma vida livre de violências, o que certamente vai fazer deste um mundo melhor. Agradeço e me coloco à disposição de quem se soma a esta causa”, afirmou a nova representante.