(Terra Magazine) Em entrevista ao portal Terra Magazine, a socióloga e especialista em pesquisas de opinião, Fátima Pacheco Jordão, atribui o crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) registrado pela pesquisa Datafolha ao fato de que, nos dias que antecederam a pesquisa, Dilma começou a adquirir uma personalidade própria e “um discurso voltado para certos segmentos femininos, de que ela cuida, que ela é mãe. Aumentou a identificação entre ela e as mulheres”.
Na avalição de Fátima, “agora as campanhas entram na fase de ‘como vamos falar pro eleitor?’ e o eleitor entende de cotidiano. A fase da campanha em que as mulheres entendem o que os políticos estão dizendo vem agora. (…) Essa é uma fase que a campanha se feminiza, vai pra dentro de casa, vai pra televisão… E a mulher tem muito traquejo em TV, ela assiste mais do que o homem. É uma fase que há uma maior sensibilização entre as mulheres”.
Leia a entrevista na íntegra: Dilma ganha voto feminino após dizer que é mãe, diz pesquisa (Terra Magazine – 13/08/2010)