(Folha de S.Paulo) Artigo traz estudos que mostram que as mulheres tomam a dianteira quando o assunto é o uso de sites como Facebook e Twitter; passam mais tempo on-line e sua presença na internet cresce com mais rapidez.
“O estudo de outubro de 2010 da comScore mostra que as brasileiras consomem 31% mais conteúdo do que os brasileiros no Facebook.”
“Ainda assim, nenhuma das três redes tem mulheres em seu conselho de diretores, apesar de o Facebook ter colocado Sheryl Sandberg em uma posição determinante nas decisões da empresa.”
“A pesquisa, também da consultoria comScore, mostra que as norte-americanas passaram 16,8% do seu tempo em sites de redes sociais em dezembro de 2010 -um crescimento de 4,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.”
“Pesquisa realizada entre as contas ativas do Twitter no México mostrou que a maioria delas é comandada por mulheres, segundo informações do site milenio.com.”
Tecnologia como aliada
No Egito, durante os protestos que terminaram com a queda do ditador Hosni Mubarak, a jovem de 26 anos Asmaa Mahfouz incentivou as mulheres a participar das passeatas por meio de um vídeo gravado e postado por ela no YouTube e compartilhado por meio de sua página no Facebook (veja em bit.ly/egitoasmaa): “Quem diz que as mulheres não deveriam ir aos protestos porque irão apanhar, tenham honra e hombridade e venham comigo [para um protesto] no dia 25 de janeiro. Vocês não precisam ir para a praça Tahrir. Apenas vão a algum lugar e digam que somos seres humanos livres”.
Acesse na íntegra: Sexo feminino se destaca nas redes (Folha de S.Paulo – 16/03/2011)